Cuidados com a pele no frio

É necessário intensificar os cuidados com a pele no frio para mantê-la hidratada e saudável. A dermatologista Patrícia Nakahodo revela como!

Os cuidados com a pele no frio precisam ser intensificados para que ela continue bonita, macia e saudável. O clima gelado e seco, propicia o ressecamento da pele, o aspecto esbranquiçado, etc. Para evitar que isso aconteça é preciso colocar alguns cuidados em prática.

A dermatologista e expert, Patrícia Nakahodo, revela quais são os cuidados com a pele no frio, para você começar a se cuidar desde já. Confira!

Hidratação é tudo!

No inverno ou verão é sempre importante manter a pele hidratada. “Aplique hidratante no corpo após se secar. O vapor da água ajuda a fixar o hidratante na pele, além de tornar mais fácil de espalhar”, indica a dermatologista.

Não se esqueça de hidratar o rosto também, inclusive, se tiver a pele oleosa. Se esse for o seu caso, prefira um hidratante na versão livre de óleos, em forma de gel ou sérum.

Outra dica é manter o uso diário do filtro solar, afinal, não é porque está frio que a sua pele não precisa de proteção. “O filtro solar deve continuar sendo usado, pois além da proteção aos raios ultravioletas, também protege contra a luz visível e agentes poluentes”, conta a expert.

Cuidados especiais

A pele no inverno pode ficar ressecada, com aspecto esbranquiçado. “Isso acontece devido a desnaturação das proteínas cutâneas”, explica Patrícia. Para melhorar isso, se hidrate ao máximo e evite banhos muito quentes.

“Os banhos não precisam ser frios, porque a hora do banho também é de relaxamento. Mas evite ficar muito tempo embaixo da água quente, pois ela remove a camada de proteção natural da pele, a barreira hidro-lipídica, deixando-a ressecada”, revela.

Patrícia ainda alerta para não esfoliar a pele no banho. “Sabonete apenas uma vez ao dia, inclusive, há versões em óleo de banho para substituir o sabonete em barra”, indica. Essa prática ajuda, principalmente, quem tem pele extremamente seca.

- Por Aline Marchiori