Como sair do loiro para o morena iluminada

Cansou dos fios claros e quer voltar para o castanho? Entenda como sair do loiro para o morena iluminada e manter a saúde do cabelo

Compartilhar:

Os castanhos iluminados estão em alta! Se você é loira, tem mechas e quer adotar essa tendência, o expert Joah Mendes explica como sair do loiro para o morena iluminada e, principalmente, como manter os fios saudáveis. Confira!

Dicas para sair do loiro para morena iluminada

Tratar

Antes de sair do loiro para morena iluminada, como em qualquer processo químico, é importante estar com os fios saudáveis. Mesmo que você não vá passar pela descoloração, que agride muito o cabelo, mantenha um cronograma capilar nas semanas anteriores à transformação. “Para o fio não sofrer tanto, é necessário fazer alguns tratamentos de preparação”, diz Joah. Quando senti-lo completamente saudável, marque seu horário com o cabeleireiro.

Transformação gradual

Voltar a ser morena é mais fácil do que se tornar loira, mas não pense que o procedimento não requer cuidados. É um processo que precisa ser feito por um profissional, porque se você apenas aplicar uma tinta ou descolorante em cima das mechas mais claras, o cabelo pode ficar manchado.

“Deixar algumas mechas mais iluminadas garante que o cabelo fique com mais profundidade e com o aspecto mais natural, como se fosse queimado de sol”, explica Joah.

A dica é optar por um ou dois tons mais escuros que a cor atual e, se quiser mais escuro, ir escurecendo gradativamente em outras idas ao salão até chegar no tom de castanho desejado. Se usar uma tinta muito escura logo de cara, o resultado pode não ser bom.

No salão

“É preciso fazer um processo de mechas inversas e ir depositando o pigmento aos poucos até ele fixar. Em alguns casos é necessário fazer uma pré-pigmentação que é devolver as cores primárias para o cabelo e depois escurecer mais”, diz o expert.

O cabeleireiro deve dividir o cabelo em partes e, em cada uma delas, optar por manter mais mechas loiras ou castanhas. Quanto mais desfiada for a mecha, mais escura ela vai ficar. Para manter pontos iluminados, o indicado é desfiar um pouco menos. “Na parte do contorno do rosto, por exemplo, é legal manter um pouco das mechas para garantir um visual iluminado”, diz Joah.

 

Se o seu tom de loiro for muito claro, é possível que seja necessário tonalizar as mechas que ficaram de fora da coloração para um tom de loiro médio para garantir o resultado natural. 

Para manter os fios saudáveis e com uma coloração intensa após a transformação, não esqueça de usar produtos específicos para cabelos coloridos e descoloridos.

- Por Maria Clara Serpa