- Por Gui Takahashi

Como recuperar cabelo do sol, mar e piscina

A temporada é quente, você pegou um bronze e deu vários mergulhos. Os fios ficaram danificados? Recupere-os agora!

Depois daquele fim de semana na praia você caiu na real e viu que seus fios estão precisando de resgate urgente? Não se preocupe: dá para recuperar o look sem recorrer à tesoura. De acordo com o top cabeleireiro Helio Nakanishi, o dano mais comum para quem volta de uma boa temporada de verão é o ressecamento.

Mas infelizmente, o prejuízo pode ir além. O sol, o mar e a piscina também deixam os cabelos mais frágeis. “Principalmente os que possuem química. Neles, os estragos são duas vezes mais intensos. Os raios solares UVB danificam a proteína capilar e dessa forma, a reconstrução é super necessária.”

Intensivão em casa e no salão

A sua salvação está no tratamento intensivo, tanto no salão como em casa. “Procure visitar o cabeleireiro de uma a duas vezes ao mês para fazer hidratação ou reconstrução, recuperando o que o verão causou. Já em casa, vale reforçar o uso da máscara aplicando-a até duas vezes na semana”, indica o expert.

Lavada?

A cor desbotada é outro drama vivido por quem aproveitou a temporada de sol. Helio explica: “Isso acontece tanto no cabelo natural como no colorido, porque os raios UVA oxidam a melanina, pigmento que colore os fios”. O ideal é passar um protetor solar capilar ou leave-in com proteção UV antes de se jogar na esteira ou na água. Mas se você se esqueceu disso, um tonalizante dá conta de trazer de volta a cor que o sol levou.

Verde piscina

Agora, caso você tenha os fios loiros, talvez perceba que eles ficaram levemente esverdeados. Isola! “Algumas substâncias presentes na água da piscina, como o cloro, o sulfato de cobre ou o ferro, reagem quimicamente com o pigmento do cabelo e altera sua cor”, diz Nakanishi. Para remover o tom esverdeado, a indicação do cabeleireiro é usar o shampoo de limpeza profunda.

Sal do mal

Outra vilã da temporada mais quente do ano é a água salgada. O expert diz: “Os grãos de sal funcionam como se fossem uma lente de aumento. Eles intensificam a ação dos raios solares. Isso sem falar que também entram em atrito com os fios, danificando a cutícula”. Já o calor abre as escamas do cabelo, facilitando a perda de hidratação e nutrientes. Para recuperar danos graves, além das máscaras em casa, Helio menciona o tratamento de queratinização, feito em salão. “Ele vai devolver o brilho e a maciez”, diz.