Como escolher sabonete facial

O uso do sabonete facial é essencial para manter a sua pele saudável e bonita. A dermatologista Denise Lage, revela como escolher o ideal para você!

Responda rápido: você usa sabonete facial diariamente? Se a resposta foi “não”, saiba que esse é o primeiro passo para se ter uma pele bonita e saudável. Escolher o ideal para o seu tipo de pele é necessário, pois ele pode conter ativos que vão auxiliar no seu tratamento ou até piorar lesões pré-existentes.

Para ajudá-la a escolher o sabonete facial perfeito para a sua pele, a dermatologista e expert, Denise Lage, revela ao que você deve ficar atenta!

Mantenha a pele limpa

A limpeza da pele com sabonete facial deve ser feita duas vezes ao dia, de manhã e a noite. “Limpar a pele duas vezes ao dia, ajuda a remover o excesso de poluição, aliás, já é provado cientificamente que a poluição pode causar até manchas na pele, além disso, quando a sua pele não é limpa adequadamente, você impede que os produtos sejam absorvidos com eficácia”, explica Denise.

A expert indica que o ideal, independentemente do seu tipo de pele, é optar por um sabonete líquido facial, e lavar o rosto com a água na temperatura de morna para fria.

Escolha o seu!

Se você tem pele oleosa: é comum o surgimento de acne e poros mais abertos. “O excesso da oleosidade incomoda muito no dia a dia e um erro que vejo é quem a pele oleosa lavar o rosto mais que duas vezes ao dia, mas isso cria um efeito rebote”, conta Denise. O que acontece é que a pele entende que está ficando ressecada e precisa produzir mais sebo, piorando a oleosidade.

“Prefira sabonetes líquidos, pois em barra costumam ressecar a pele, com ativos como: ácido salicílico, glicólico, zinco e nicotinamida, que ajudam no controle da oleosidade e possuem ação anti-inflamatória”, revela Denise.

Se você tem a pele mista: o ideal é apostar em sabonetes com ativos para controle da oleosidade em concentrações menores. “Desta forma, você evita a sensibilização da pele”, explica.

Se você tem a pele seca: precisa cuidar bastante, principalmente, no inverno. “O sabonete para essa pele deve conter ativos com semente de uva, amêndoas, gérmen de trigo, extrato de aveia e ácido hialurônico”, indica a expert.

Se você tem a pele sensível: o ideal é limpar com bastante suavidade a pele. “Indico manter a hidratação natural ao mesmo tempo em que remove a sujeira e oleosidade sem ressecar”, conta Denise.

A expert revela que esse tipo de pele precisa de uma limpeza sem sabão e perfume, com ativos como: extrato de camomila, alantoína, dexpantenol e glicerina.

Anotou todas as dicas? Agora ficou fácil escolher o sabonete facial ideal. Confira abaixo a seleção que montamos para você!

- Por Aline Marchiori