Como cuidar do cabelo no verão

Já, já, o verão está aí! E melhor que cuidar do cabelo danificado é evitar que ele sofra!

Mar, piscina, sol… tudo isso maltrata seu cabelo. “O excesso de calor leva ao comprometimento da estrutura da fibra capilar, o que pode danificar a estrutura e ressecar”, alerta a dermatologista Valéria Marcondes. E não adianta nem ligar o ar condicionado, porque ele rouba ainda mais a umidade dos fios e ainda aumenta o frizz. Para evitar esses danos, siga nossas dicas.

1 Deixe solto

Evitar prender demais os cabelos é o primeiro passo. Apesar de ser uma ótima maneira de diminuir o calor, prender os fios, a curto prazo, pode quebrar e enfraquecer o cabelo. “Já a longo prazo, a tração constante pode provocar queda. Uma alternativa é usar os ‘hashis’ de madeira ou plástico para fugir do calor”, diz a dermatologista.

 

2 Proteja-se do sol

Ao serem expostos ao sol, os fios passam por um processo oxidativo. “A luz solar afeta a cutícula do cabelo e catalisa a degradação das proteínas, além de provocar o comprometimento da queratina e a oxidação da melanina, causando desde descoloração até a redução da força dos fios e perda de brilho”, diz. Para proteger os fios, os óleos, como o óleo de argan, de maracujá, de cupuaçu, de endiroba e de damasco, são muito eficientes, pois formam um filme de emoliência e de resistência, protegendo como se fosse uma capa de lipídeos.

3 Prepare-se para os mergulhos

É indispensável cuidar dos cabelos após sair do mar ou da piscina. Vale tomar uma ducha e depois aplicar brumas em spray ou água termal sempre que voltar do mar ou piscina. “Isso por que todas as vezes que o cabelo é exposto ao mar (por conta do sal e iodo), à areia ou ao cloro da piscina ocorre um dano à estrutura da cutícula. Com isso, a quantidade de proteínas presentes nessa haste sofre alteração e o cabelo pode mudar de coloração, ficar mais fino e sofrer fraturas”, alerta.

4 Mime os fios

A exposição ao sol, mergulhos na água do mar e da piscina retira os nutrientes do cabelo, causando descoloração, perda de brilho, quebra e até queda. Por isso, é essencial usar uma máscara de hidratação capilar a cada quinze dias. “A máscara é capaz de repor os nutrientes necessários ao cabelo de forma mais intensa que o condicionador, conferindo força, maciez e brilho. No verão, o ideal é alternar entre uma máscara reconstrutora e uma máscara nutritiva. Enquanto a primeira vai ajudar a deixar os fios mais firmes e fortes, a segunda vai tornar os cabelos mais brilhantes e macios”, recomenda.

- Por Karina Hollo