- Por Karina Hollo

Como cuidar do cabelo crespo

Como cuidar do cabelo crespo com formas incríveis de tratar, descobertas por quem mais entende de texturas e caracóis diferentes.

Cada cacho um  sentença

Assumi-los vai fazer você se sentir mais livre: mulher enrolada não tem medo de chuva, pode suar na academia sossegada, economiza em escova…

E sabe o motivo? Lavou o cabelo, está novo! Lógico, usando a linha de cuidados certos.

Cabelo crespo tem a tendência de se tornar seco com muita facilidade. Se o brilho foi embora e seus cachos não estão se formando como antigamente, é provável que esteja faltando umidade.

“Procure por shampoos e condicionadores hidratantes, com menos detergente, mais perolados, e que façam menos espuma (ela causa atrito entre os fios, resultando em frizz!)”, fala Júnior.

Além disso, quanto mais cachos tiver, mais longe de desembaraçá-los fora do chuveiro deve ficar. “Só deixe para passar o pente ou escova fora d’água se o seu cabelo for ondulado. Cacheados e crespos, nem pensar.”

Mulheres de cabelos cacheados amam lavar os fios. Mas não precisam! Um dos melhores aliados dos cachos são os óleos naturais em seu cabelo – e você deve ter cuidado para não eliminá-los. O interessante é lavar dia sim, dia não. E não basta lavá-lo — precisa limpá-lo!

Dica de ouro: use seu óleo favorito das extremidades dos fios, faça uma pausa de uma hora e então vá para o chuveiro. Isso vai permitir que você limpe o couro cabeludo (que realmente precisa ser higienizado) sem agredir a fibra.

Ok, quando você dorme, seus cachos se desfazem? Use um leite suavizante para fazê-los voltarem! “ou siga uma dica da minha avó: troque a fronha de algodão por uma de cetim. Você vai acordar pelo menos 50% menos descabelada.”

Acredite: a toalha pode não ser muito amiga dos seus cachos. Ela causa frizz instantâneo! Sem falar que suas fibras podem ser abrasivas e ressecar a cutícula do fio, tornando-o mais difícil de desembaraçar.

O jeito mais eficaz de secar seu cabelo é usar papel toalha. “Assim, vai conseguir tirar a água que o deixa pesado e o impede de cachear, sem deixar os fios elétricos.

A ideia é aplicar o leave-in no cabelo ensopado (ou até dentro do boxe, desembaraçando com os dedos) e depois apertar as mechas, amassando ao mesmo tempo”, ensina o expert. Júnior indica que você deixe secador com difusor só para os dias frios de alto-inverno.

“Quanto mais naturalmente o cabelo cacheado secar, mais bonito vai ficar. O cacho funciona como um bobe. Depois de seco, vale chacoalhar para ganhar volume, se quiser.”

Cabelo crespo é objeto de inveja para muitas que não têm a sorte de tê-lo. E é a mistura de produtos que você usa que determina sua cascata de cachos (o melhor cocktail inclui 2 a 3 produtos).

Geralmente, leave-in e finalizador. “Se seus cabelos forem finos, cuidado com ativadores de cachos, que podem deixa-lo pesado. Prefira leave-in”, aconselha.

E assim, você terá seus fios macios e caracóis brilhantes e saltitantes durante todo o dia!