Como cuidar da pele negra

Você sabia que cada tom de pele tem suas particularidades e precisa de tratamentos específicos? Confira como cuidar da pele negra!

A pele negra tem mais melanina. Mas o que exatamente isso significa e como isso interfere na hora de aprender a como cuidar dela? Como tudo na vida, a situação tem os dois lados: um positivo e outro negativo…

 Mais lisa

“A maior produção de colágeno e elastina pelos fibroblastos da pele negra garante uma pele mais firme, elástica e com menos tendência a rugas de expressão, vincos profundos e flacidez”, conta Ligia. Os tais fibroblastos são as células proteicas que dão firmeza à pele por meio da produção de compostos responsáveis pela cicatrização.

Por outro lado, a enzima colagenase – responsável pela quebra do colágeno, quando estimulada – é menos ativa. Por isso, a exposição ao sol, a idade, o stress e o hábito de fumar se tornam menos prejudiciais nesse caso.

Menos hidratada

A pele negra do corpo perde mais água e por isso precisa de hidratação power! Ela não se irrita tão fácil com fatores externos, mas desenvolve mais aspereza e engrossamento, principalmente na área dos joelhos, dos cotovelos, dos pés e das mãos – que podem ficar esbranquiçados quando muito secos.

Mais oleosa

No rosto, ocorre o contrário: com glândulas sebáceas maiores e mais produtivas, a pele fica mais oleosa, o que resulta em poros dilatados e prováveis espinhas e cravos. Invista em sabonetes especiais para pele oleosa combinados com o uso do adstringente (para fechar os poros) e hidrantes oil-free. “O trio traz conforto ao longo do dia”, fala Ligia.

Sempre jovem

Cosméticos anti-idade com vitamina C em séruns finos são ideais para peles mistas e oleosas com grande tendência a manchas (que é o caso da pele negra), pois clareiam, refinam e conferem viço e homogeneidade.

Naturalmente protegida

A melanina é a responsável pelo tom mais escuro da tez e a maquiagem para pele negra fica linda nas nuances que iluminam! A base do dia-a-dia não precisa de FPS, pois o rosto já possui uma proteção natural (em torno de 13,4). Por isso, na hora de como cuidar da pele negra, o rosto tem proteção natural. “Mas Durante os tratamentos com ácidos, inclusive, é preciso proteção FPS 30 mesmo no rosto, para evitar as manchas”, fala Ligia. E o corpo precisa de protetor solar FPS 15.

(infográfico)

Melanina Power

Conheça nossas indicações para uma pele sempre linda e saudável.

1) Máscara Hidratante Sisley (https://www.belezanaweb.com.br/sisley-black-rose-instant-youth-mascara-hidratante-60ml/)

2) Hidratante Avéne (https://www.belezanaweb.com.br/avene-xeracalm-a-d-creme-hidratante-200ml/)

3) Sérum Anti-idade Lígia Kogos (https://www.belezanaweb.com.br/ligia-kogos-cc-face-serum-anti-idade-30ml/)

4) Tônico Facial Korrer (https://www.belezanaweb.com.br/korres-pomegranate-tonico-facial-150g/)

5) Base Líquida Clarins (https://www.belezanaweb.com.br/clarins-everlasting-foundation-fps-15-109-wheat-base-liquida-30ml/)

- Por Natália Petroni