Pele e malhação: como cuidar antes e depois
Confira como cuidar da pele antes e depois das malhação. A expert Valéria Marcondes nos orientou como cuidar da pele nestes momentos
05/01/2024
Ah, aquela sensação de endorfina após a atividade física não tem igual. Mas um passo muito importante é saber como cuidar antes e depois da pele na prática de exercícios. A expert e dermatologista, Valéria Marcondes nos ajudou com algumas orientações para manter a saúde da pele depois da malhação, e aproveitar ao máximo a prática de atividades físicas. Vem ver:
Veja Mais
Pele e malhação: como cuidar antes e depois
“A atividade física combate o envelhecimento precoce da pele, aumentando o fluxo sanguíneo e neutralizando com eficácia a ação dos radicais livres. Além disso, a oxigenação promovida pelos exercícios aeróbicos favorece a nutrição da pele, mantendo-a mais saudável e bonita”, explica a expert.
Você só precisa se lembrar de tomar alguns cuidados de beleza, preparando a pele antes de começar a correr, caminhar, nadar ou pedalar, e o protetor solar é um dos grandes aliados.
Dentro d’água
Antes de entrar na água para fazer natação ou hidroginástica, os cuidados devem ser redobrados por causa do cloro. É importante investir na hidratação com óleos e cremes hidratantes, que funcionarão como uma película de proteção da pele, retendo a água do corpo e reduzindo a perda de nutrientes pelo organismo – evitando, com isso, o ressecamento.
Mesmo na água, a proteção solar não pode ser deixada de lado. Antes de mergulhar, aplique um filtro com FPS acima de 30, à prova d´água. Após sair da água, higienize corretamente a pele para remover resíduos químicos – como o cloro – e intensifique a hidratação.
Corrida e caminhada
Para os esportes ao ar livre, a pele deve estar sempre limpa e protegida, principalmente contra agressores naturais, como o sol e o vento, responsáveis diretos pelo ressecamento e envelhecimento cutâneo. A aplicação do protetor solar é, novamente, indispensável!
O ideal é apostar em produtos com alto FPS e reaplicá-los a cada duas horas. Produtos à prova d’água e resistentes à transpiração são os mais indicados. Outra boa opção são os protetores solares em cápsula, tomados via oral, com substâncias como vitamina C, vitamina E e betacaroteno na formulação. Elas são responsáveis por neutralizar os efeitos nocivos do sol, além de estimularem a produção de colágeno.
Após o exercício, limpe a pele e aplique um bom hidratante, de preferência logo após o banho.
Pedala!
Alguns cuidados extras ajudam ciclistas a se protegerem do excesso de exposição solar: roupas próprias e com proteção UV são ideais, além de bloquearem os raios do sol, ajudam a diminuir as ações do vento sobre a pele.
Da mesma forma, o protetor solar não pode ser esquecido, tanto para o rosto, quanto para o corpo. Sempre dê preferência a um FPS acima de 30. Regiões de maior atrito com a bicicleta merecem atenção especial, após a atividade, certamente irão necessitar de maior hidratação para evitar o ressecamento.
Ah, e carregue também uma garrafa de água ou isotônico para ajudar na reposição dos sais minerais perdidos pelo organismo durante a pedalada.