A curvatura do cabelo pós-Covid pode mudar?

Na seção de perguntas e respostas de hoje, convidamos uma tricologista para explicar se a curvatura do cabelo pós-Covid pode mudar

Compartilhar:

Já sabemos que a queda de cabelos pós-Covid, é um das sequelas depois da recuperação da doença. Mas convidamos a tricologista, Dra. Luciana Passoni, para entender se a curvatura do cabelo pós-Covid também pode mudar.

Curvatura do cabelo: o que define?

Do começo: o que determina a curvatura do cabelo, é a queratina e, claro, a genética. Os genes influenciam diretamente na quantidade e maneira de distribuição da queratina pelo fio. Já, por sua vez, é a queratina quem determina se o fio vai ser mais esticado ou curvado, ditando assim, se o fio é liso, cacheado ou crespo.

A regra da estrutura capilar é: quanto mais queratina ao longo do fio, mais liso ele é, e quanto menos queratina, mais curvado.

Curvatura do cabelo pós-Covid: respostas de uma tricologista

Tudo que envolve os fenômenos da doença, é bastante recente – com a mudança de curvatura do cabelo pós-Covid, não poderia ser diferente. Mas, a SBD conta algumas coisas importantes para entender os efeitos tardios: a queda de cabelo depois de processos inflamatórios, como infecções e pneumonias também é bem comum, e pesquisas em países como México e Estados Unidos mostram que, além da queda, falta de atenção e fadiga também podem aparecer.

A queda pós-Covid é explicada por muitos fios entrando na fase de repouso do crescimento, de maneira aleatória pelo couro. Claro, na maioria dos casos, eles voltam a crescer depois mas, em alguns casos, mudanças na textura – eram mais lisos e cresceram mais ondulados – podem aparecer. Por isso, recomendamos (sempre!) conversar com seu médico de confiança, combinado?

Acompanhe a conversa com a médica tricologista:

1 –  Porque é comum a queda de cabelo após quadros de infecção, como a Covid?

“Quadros como a da Covid-19, fazem com que o folículo piloso também inflame. Por isso, quadros de infecção podem antecipar a fase de queda – ou telógena – do ciclo capilar”.

2 – Este tipo de queda é uma alopécia? Quanto tempo dura?

“Sim, toda queda é uma alopecia. A queda pós-Covid pode durar de 3 meses até 1 ano, mas vai piorar caso o paciente apresente algumas outras alterações laboratoriais. Com a  Covid, o que podemos ver é um quadro um pouco mais agravado e longo”.

3 – O que é o processo de redensificação capilar?

“É voltar a ter a densidade capilar – ou seja – a quantidade de fios que foi perdida com o afinamento, durante o processo inflamatório”.

4 – No crescimento depois da queda, o cabelo pode voltar com uma textura/curvatura diferente?

“Pode! Não é uma regra e nem todos os cabelos têm sua textura alterada, mas com o rompimento das pontes de queratina durante a queda, é possível que a estrutura do fio cresça diferente, e cabelos que eram lisos, por exemplo, podem nascer mais curvados”. 

- Por Isabelle Guedes