- Por Gui Takahashi

6 cabelos para rejuvenescer

Inspire-se nas estrelas e veja que tipos de penteado, corte ou coloração ajudam a sumir com alguns aninhos do seu RG.

O legal da beleza é poder explorar uma infinidade de looks, mudar conforme o humor do dia e se ver diferente no espelho a cada novo penteado. Por isso, não nos entenda mal. A gente sabe que é uma delícia variar e ter a ousadia para se arriscar em visuais inusitados.

Mas também sabemos que algumas apostas podem dar uma aparência envelhecida, enquanto outras fazem o relógio voltar. Mostramos como estas celebs rejuvenesceram só mudando o cabelo.

Preso retrô × Preso com tranças

O cabelo preso em um falso curto, bem modelado, polido e com ondas marcadas tem um perfume vintage à la old Hollywood. E justamente por trazer a referência de uma década do passado, pode somar alguns anos.

“O penteado de ar retrô remete à década de 50 e é finalizado com bastante spray fixador”, comenta o cabeleireiro Ricky Moica. Segundo ele, o penteado de coque com tranças de Amy Adams a rejuvenesceu por ser mais romântico, menos clássico – ainda mais somado a um vestido decotado.

Ondas modeladas × Ondas soltas

Mesmo mais jovem, quando fazia parte da girl band Destiny’s Child, Beyoncé parece ter envelhecido com o cabelo volumoso e de ondas extremamente definidas. “A escova modelada e com topete é um estilo ultrapassado. Os cachos bem desenhados são o inverso do efeito totalmente natural que buscamos hoje”, diz o hair stylist.

No entanto, anos depois, parece que o relógio voltou para a cantora, ao apostar em um look de ondas soltas no Grammy. “O ondulado quase desfeito é moderno, pois a naturalidade conversa com a tendência atual. Ele é feito com um babyliss largo de 1 polegada e meia para não marcar muito o cabelo. Depois, basta pentear os fios com os dedos ou um pente de dentes largos usando um finalizador modelador.”

Topede modelado × Movimento natural

Quando se é modelo, a idade é uma questão delicada. Mas não para Kate Moss, que se tornou um fenômeno na moda e continua linda e cheia de atitude. O estilo clássico a deixou bela, mas recatada demais. Ricky comenta: “O topete alto e modelado é indicado para ocasiões específicas, que requeiram formalidade. Caso contrário, pode envelhecer”.

O expert fala que os fios mais soltos e repartidos ao meio são mais casuais e rejuvenesceram Kate, principalmente por estarem menos desenhados. “Para dar movimento, você pode fazer uma escova ou babyliss. Os produtos ideais para finalizar o penteado com efeito natural são o sérum e o hair gloss.”

Pixie sem corte × Pixie aparado

Todo mundo sabe que o cabelo curto pode ser grande aliado para parecer mais nova. Ele traz frescor e mostra mais o rosto. No entanto, a lateral longa e escovada de Jennifer Lawrence a deixou mais senhora. “A falta de estilização adequada pode até dar a impressão de que o cabelo está sem corte”, segundo o cabeleireiro.

Em compensação, o corte mais desfiado garantiu modernidade. Para copiar o look, Ricky recomenda: “Use a prancha para deixar os fios bem lisos. Depois, o melhor jeito de finalizar o cabelo curto é com cera de acabamento seco. Basta aplicar uma pequena quantidade nas pontas dos fios, esculpindo com os dedos.”

Long bob escovado × Long bob com textura

Como já falamos, o cabelo certinho não é o melhor aliado se você quer driblar os anos que se passaram. No caso de J-Lo, a porção da frente do long bob foi escovada com as pontas para fora, o que deu a impressão do penteado ser antigo. “O ideal é que a escova tenha mais movimento, com as pontas projetadas para mais de uma direção”, afirma o expert.

Na segunda foto, a cantora e atriz parece mais descolada. “Fios com textura são a aposta atual. O look foi conquistado com babyliss e spray de sal para que as ondas fiquem naturais e com cara de cabelo de praia“, diz.

Monocromático × Iluminado

Anna Kendrick mostra como clarear os fios nos pontos certos pode dar suavidade ao rosto. “O cabelo monocromático deixa a aparência pesada.

Para garantir naturalidade às luzes, utiliza-se a técnica “free hands” com dois tons mais claros, apenas iluminando o contorno da face e as pontas, sem marcar o cabelo. Não se deve aproximar nada da raiz para não alterar a cor natural do cabelo”, aconselha o hair stylist.