Normcore: tendência de corte e cor de cabelo

A onda na cabeça das celebs e itgirls é o normcore. Já ouviu falar? Parecer "mais básica" é tendência!

Compartilhar:

Você já deve ter percebido que as celebs e it girls estão abandonando o corte todo repicado e até mesmo as luzes e aderindo à base reta – alô, long bob – e à cor mais uniforme.

A hairstylist Marie Robinson, que cuida das madeixas de estrelas como Michelle Williams, Natalie Portman e Emma Stone, afirma: os fios naturais estão de volta, em 2015. “Isso está acontecendo porque estão atrás de um look mais elegante, natural, abrindo mão do ultrassexy em favor da beleza clássica e atemporal”, diz Eron.

Não que o Normcore (nome dado a essa tendência de recuperação do “normal”) não seja sensual, mas o charme feminino agora está mais chique, apostando menos no cabelón.

Corte básico

Se você não está preparada para se desfazer do comprimento, não precisa se jogar na onda dos médios e curtos só para não ficar de fora. “Não é necessário igualar todas as camadas do cabelo que você já tem, mas sim tornar a base do corte reta, em qualquer tamanho. Apenas esse detalhe já irá trazer o clássico à tona”, diz.

Ou seja: sabe aquela base em V que você sempre pediu para o cabeleireiro? Esqueça. O repicado também é permitido (já que só ele traz volume aos minguados e controla a armação dos rebeldes).

Mas menos é mais! Nada de abusar da navalha. “A boa notícia é que tanto corte quanto cor (com luzes um tom abaixo do natural) exigem menos manutenção, além de serem perfeitos para quem não gosta de mudanças radicais. Combina com mulheres despojadas e com a vida agitada, sem tempo de ir sempre ao salão”, fala a hair stylist Vera Mosconi, do Studio Vera Mosconi Beauty, do Rio de Janeiro.

Cor natural

O monocromático passa mais naturalidade – por mais que suas luzes sejam impecáveis, todo mundo percebe que você deu uma passada no salão, não é mesmo? Não que clarear esteja proibido na nova tendência, mas que tal aderir a um caramelo na cabeça toda?
E já que você vai mexer com todos os fios, fuja das químicas agressivas.

“Para a cor ficar sempre em dia e com brilho cintilante, prefira os tonalizantes”, sugere Eron. Para o hairstylist Vitor Avanti, do Espaço Contemporâneo Prime, no Rio de Janeiro, (RJ), a coloração dos fios agora é mais natural, com luzes bem suaves começando um ou dois centímetros depois da raiz, lembrando aquele loiro ou castanho da adolescência.

Cuidados de pro

O expert avisa: para manter o corte impecável, é necessário dar uma aparada a cada dois meses. Mas enquanto o dia não chega, os finalizadores serão seus aliados. Invista em um bom reparador de pontas, para não perder a base reta com a quebra dos fios. Já no que diz respeito à cor, vai da rapidez do crescimento do seu cabelo. Mas o recomendado é retocar no máximo a cada 40 dias, já que a raiz fica muito mais evidente na coloração monocromática, e apostar nos reparadores de tom. Se você optar por manter a cor natural, invista em um leave-in de brilho.

 

- Por Larissa Serpa