solucao-de-beleza thais-pepe 2016-04-18 cuidados-para-pele materia Cuidados com a pele pós-tratamentos estéticos Para que os procedimentos de beleza funcionem é preciso cuidar da pele depois de realizá-los. Siga as dicas da expert! https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/cuidados-com-a-pele-pos-tratamentos-esteticos/materia_bg_1.jpg

Você abre espaço no orçamento, se enche de coragem e decide encarar aquele procedimento estético para resolver algo que estava incomodando há tempos: ruguinhas ao redor da boca, pele sem viço, com marcas e cravinhos. Mas aí surge mais um receio: quais são os cuidados necessários depois de realizar os tratamentos estéticos – sejam eles limpeza de pele, peeling e preenchedores (os campeões nas clínicas de estética)?

Normalmente, depois de peelings, é aconselhado uso de filtro solar, cremes que hidratam e não agridem a pele. Após preenchedores, evite sol em caso de hematomas e faça massagens quando recomendado pelo médico. Após limpezas de pele, de início nenhum cuidado extra é necessário. Lembrando que o protetor solar deve ser usado sempre, sempre, sempre.

"É frequente que os cuidados que vêm depois gerem dúvidas e, muitas vezes, é determinante para a escolha do procedimento. As pacientes têm medo de ficar com a pele muito ferida ou com descamação intensa, levando a manchas a longo prazo. Caso o procedimento não seja adequadamente realizado, existe mesmo esse risco ou até de cicatrizes", fala a dermatologista Thais Pepe. Para que o procedimento traga os resultados desejados, os cuidados que você deve ter depois de realizá-lo são muito importantes.

Com muito carinho

"Cada tratamento tem seu pós específico, mas na maioria dos casos, proteção solar e hidratação com produtos que auxiliam na recuperação da pele e que não tenham ácidos na formulação são suficientes”, diz a dermato. Vamos à rotina de cuidados: primeiro lave o rosto com sabonete neutro, depois aplique o creme indicado pelo médico e, em seguida, o protetor solar. Reaplique durante o dia.

"Na maioria dos casos, maquiagem pode ser usada normalmente", diz. Exposição solar e produtos com ácido ou esfoliantes que podem agredir a pele devem ser evitados até que a pele não esteja mais sensível, o que demora, geralmente, de cinco a sete dias (no caso de procedimentos que geram maior agressão cutânea, como lasers e peelings).

Protetor solar deve

"No pós-tratamento indicamos protetores físicos que agridem menos a pele. No dia-a-dia, cada tipo de pele tem uma indicação de protetor específico. Peles oleosas, por exemplo, devem usar protetor em gel ou com maior fluidez", orienta Thais. O protetor deve ter FPS mínimo de 30, mas no pós-procedimento, FPS mais altos são mais seguros. O protetor solar com cor também ajuda a proteger da luz visível.

Água micelar vale a pena

A água micelar não desequilibra o pH da pele, sendo ótima opção para remover a maquiagem e as impurezas da pele.

Sérum pode?

Ok, você está louquinha para turbinar a boniteza da sua pele depois de tanto investimento. Mas será que é permitido aplicar sérum logo depois do procedimento?

"O sérum é uma substância mais fluida, mas isso relaciona-se apenas com o veículo do cosmético, não necessariamente agride menos a pele, o que vai depender de seus componentes", alerta Thais. Por isso, é importante consultar o seu médico sobre qual a melhor opção de componentes para usar dependendo de qual procedimento estético você passou.

Água termal ajuda

"A água termal é composta geralmente por minerais em alta concentração, como zinco, selênio, ferro e silício. Podendo ser usada para hidratação e até mesmo para acalmar a pele", sugere a expert. Ela ajuda a aliviar a sensação de ardor pós-peeling, por exemplo, e contém minerais que combatem os radicais livres, ajudando na cicatrização da pele.

Calmante caseiro

Além dos cosméticos industrializados calmantes já citados (água termal, água micelar, hidratantes...), há também algumas soluções caseiras que acalmam a pele e podem ser usadas no pós-procedimento estético. "Compressas geladas de chá de camomila ajudam a desinchar e melhoram a vermelhidão", diz Thais.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS