solucao-de-beleza claudia-magalhaes 2016-02-22 cuidados-para-pele materia Como combater os efeitos da poluição na pele Todo mundo fala de detox facial. Será que você está urgentemente precisando de um? Vem descobrir! https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/como-combater-os-efeitos-da-poluicao-na-pele/materia_bg.jpg

A vida na cidade

Muito se comenta sobre os efeitos dos raios UV no envelhecimento precoce. Mas você sabia que a poluição também é um fator que acelera o aparecimento de rugas? “Estudos recentes mostram que, além do sol, a presença de partículas de poeira, fumaça e algumas moléculas que induzem a formação de radicais livres na atmosfera tem papel importante no envelhecimento da pele”, fala a dermato Cláudia Magalhães. "O que acontece é que nossa pele tem mecanismos de defesa contra a formação de radicais livres intrínsecos (do próprio organismo, inclusive aqueles geneticamente determinados). No entanto, a presença e a exposição a essas substâncias externas e outros gazes nocivos fazem com que haja um depósito deles na superfície cutânea. Para se defender, nosso organismo consome parte desses recursos, diminuindo nossas defesas para outros mecanismos como o sol e o processo de envelhecimento genético. Por isso, acaba acontecendo um envelhecimento mais precoce e em maior intensidade”, explica a expert.

Estratégia de combate

A pele seca é mais suscetível a efeitos nocivos da poluição, já que tem menor proteção natural. “Sem hidratação, o manto lipídico fica mais fino. Por isso, a poluição agride mais”, fala Cláudia. Nem pensar em deixar de passar hidratante facial diariamente. Lógico, o indicado para o seu tipo de pele. E após a limpeza.

Capriche na make, mas tire tudo

Creia, mulher de pouca fé. Maquiagem adequada evita que a poluição toque a sua pele! “Produtos com ativos antioxidantes são capazes, sim, de proteger seu rosto.” Porém, na hora de dormir é indispensável tirar tudo. “Usar maquiagem é 100% permitido, mas também é obrigatório remover adequadamente toda a make, todas as noites, com um demaquilante bastante eficiente e, em seguida, com um sabonete adequado ao seu tipo de pele.”

Limpeza sob medida

"As loções cremosas são bastante adequadas para as peles mais secas.  As águas micelares são muito eficientes e podem ser usadas para demaquilar todos os tipos de pele, inclusive as sensíveis", indica Cláudia. No entanto, apesar de os rótulos indicarem a não necessidade de enxágue, a orientação da dermato é usar água corrente para remoção de qualquer resíduo e garantir uma limpeza eficiente.

Limpeza preguiçosa

Os lenços demaquilantes são uma opção bastante prática para a limpeza e remoção da maquiagem do rosto. "O limite é que eles são pouco indicados para a área dos olhos, inclusive podendo causar irritações desta delicada área", avisa Cláudia.

Limpeza caprichada

"As máscaras de limpeza são muito eficientes para as peles mistas e, em especial, para as peles oleosas, diz Cláudia. Mas nunca para as secas, sob risco de promover ressecamento extra", alerta. As escovas também são bem indicadas para as peles oleosas, mas devem ter sempre cerdas bem delicadas, para não promoverem irritação na pele.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS