solucao-de-beleza denise-lage corpo-e-banho materia Como aplicar protetor solar Spray, loção, creme, aerossol... Você sabe onde e como usar cada tipo? A gente explica! https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/como-aplicar-protetor-solar/materia_bg_1.jpg

O primeiro protetor solar de que se tem notícia é de 1945. E, de lá para cá, ele evoluiu muito! Fatores de proteção mais altos são tendência. Além disso, dá para escolher a textura do produto que vai colar ao seu corpinho. No entanto, cada um tem um jeito certo, um ritual de aplicação. E passar errado pode fazer seu precioso filtro solar perder o poder de proteção, sabia? Vem aprender como ganhar nota 10 em matéria de FPS e conquistar o bronzeado perfeito.

Dose certa

O melhor jeito de aplicar o filtro solar é antes de vestir o biquíni, e pelo menos 20 minutos antes de pisar na areia. Esse tempo é preciso para que os filtros químicos possam reagir e proteger, e que o produto se fixe mais à pele, não indo embora tão rápido com o suor ou a exposição à água. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, você deve reaplicar o filtro a cada duas horas, após mergulhos ou suar muito. A quantidade ideal de protetor solar: 2 mg por cm2 – e aplicar menos, pela metade, por exemplo, faz o FPS 30 cair, também, pela metade!

Emulsão ou loção

É o tipo mais indicado pelos dermatos. Hidrata sem deixar sensação de pele oleosa, espalha fácil, sem dar muito trabalho... Também vale investir em movimentos circulares na hora de aplicar. E nada de "esticar" muito o produto, para não diminuir seu fator de proteção. Aquele "branquinho" que fica sobre a pele desaparece em alguns instantes, assim que o produto for absorvido.

Gel

Produtos em gel ou oil free são indicados para pele oleosa. Se esse é o caso do seu colo ou costas, áreas do corpo que geralmente concentram mais glândulas sebáceas, reserve o produto para essas regiões e use creme ou loção nas pernas e braços. O sol resseca a pele! E fique atenta às reaplicações: gel é mais facilmente eliminado pelo atrito do vento ou da areia, ok? Quanto menos espalhar, melhor. Quando for fazê-lo, use movimentos para uma direção. "Essa textura é uma opção também para quem tem pouco cabelo e precisa passar protetor no couro cabeludo. O veículo gel não deixa tão oleoso", fala Denise.

Spray ou Aerosol

Protetores solares em spray precisam de mais filtros para serem efetivos. E aí, na hora de aplicar, imagine estar pixando um muro, para cobrir cada pedacinho de pele. Nada de espalhar com a mão! "É prático para as áreas masculinas com pelo, como peito, braços e pernas, já que é fácil de aplicar e não precisa espalhar", diz Denise.

Creme

Acredite: quanto mais difícil de espalhar, maior a proteção que ele rende. Por isso, se a sua pele é seca e você optou por essa textura, sua paciência na hora da aplicação vai ser recompensada! Aqui, movimentos circulares são indicados. “É bastante indicado para crianças, que usam filtros mais físicos do que químicos”, diz a dermato.

Pele molhada

Campeão em praticidade, esse tipo de filtro tem componentes especiais que garantem proteção mesmo quando aplicados sobre a pele molhada. Porém, resista à tentação de ter esse produto como seu único filtro solar. O ideal é, antes de sair de casa, proteger cada centímetro de pele com um produto em creme ou loção e só lançar mão do filtro para pele molhada depois dos mergulhos, ok? Como ele geralmente é em spray, a aplicação deve ser caprichada, como se você estivesse pixando um muro.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS