solucao-de-beleza junior-carvalho 2016-18-01 cabelos materia Como acabar com o frizz Verão é sinônimo de calor, praia e... de cabelo em pé. Para a umidade não acabar com o seu look, siga nossas dicas. https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/como-acabar-com-o-frizz/materia_bg_1.jpg


Não importa se você é cacheada ou lisa, loira ou morena, esses fiozinhos arrepiados são a pedra no espelho da maioria das mulheres. O frizz é resultado de um conjunto de fatores. Se os fios estão danificados, porosos, com as escamas abertas, eles perdem nutrientes e hidratação, ficam opacos, secos e quebradiços e não mantêm o sentido certo, arrepiando. As causas são várias: processos químicos, condições climáticas (como tempo úmido), muito sol e vento e até a falta de melanina – sim, os brancos sofrem com frizz porque, sem a substância emoliente, ficam mais duros e arrepiam.


Banhos com temperatura muito alta retiram a oleosidade dos fios, ressecando-os. A água fria ajuda a fechar as cutículas, deixando o cabelo com uma textura mais uniforme. Faça hidratações semanais para nutrir os fios. Para os cabelos mais detonados, procedimentos como a cauterização, que repõe a queratina e reconstrói a massa capilar, ajudam muito. "Os pentes e escovas de madeira também são ótimos parceiros, eles ajudam a neutralizar a eletricidade estática", ensina Júnior.


Para potencializar o combate ao frizz, alguns produtos são essenciais. Os leave-ins, principalmente. Se você for cacheada, prefira os modeladores de cachos. Use nos fios ainda úmidos, dando forma às suas ondas. "Amassar com papel toalha é melhor do que com toalha, porque ele absorve melhor a umidade, e seca uniformemente", explica o expert. Quem tem cabelo fino, melhor apostar nas versões em spray. Para fios grossos, composições com óleos, como o de argan, são boas opções. "Os produtos que possuem silicone na fórmula ajudam a abaixar, camuflar o frizz, de maneira temporária", diz Júnior. Se os fiozinhos em pé aparecerem no meio do dia, por causa da umidade, por exemplo, não se engane: passar água só vai resolver enquanto eles estiverem molhados. Assim que secarem, vão arrepiar tudo de novo. "O ideal é ter um sérum ou uma cera mais úmida. Coloque um pinguinho na mão, friccione bastante, para virar tipo um óleo quente e passe delicadamente no frizz. Mas não pode ser muito produto para não deixar o cabelo oleoso. Isso vai dar um pesinho maior e vai alinhar os fios", ensina o expert.


Depois de fazer escova com o secador quente, jogue um jato frio por cinco minutos. "Se não, o couro cabeludo fica quente e passa calor para os frios, que já estão resfriados, o que geraria frizz. O jato frio também ajuda a selar as cutículas" diz Júnior. Não se esqueça de usar protetor térmico antes. Truque extra: para os dias em que os fiozinhos estiverem revoltos, sem chances de domá-los, nosso expert indica rabos de cavalo, coques e tranças. Assim, você dá um balanço no visual de todo dia e ainda disfarça o arrepiado.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS