Slugging: a técnica de super-hidratação para peles secas
Peles secas atenção: conversamos com uma dermatologista, para entender sobre o slugging, um truque de hidratação que tomou os fóruns de skincare.
09/06/2022
O truque do “slugging” mistura velhos conhecidos da internet: a K-Beauty, o TikTok e as peles secas. Não entendeu nada? A gente te explica: a técnica, que consiste em formar uma barreira oclusiva para evitar a perda de água durante a noite, vem ganhando adeptos. Descubra os riscos, benefícios e como aplicá-la no seu skincare:
Veja Mais
O slugging
“O termo vem de “slug”, que significa lesma, e baseia-se na técnica K-Beauty de usar substâncias gosmentas como a secretada pelas lesmas” para criar uma máscara gelatinosa, conta a dermatologista Patrícia Nakahodo. O truque, em teoria, é indicado para peles com problema de retenção aquosa, ou seja, as peles secas ou ressecadas, com resultados viçosos e reluzentes.
Os petrolatos e o slugging
Tudo perfeito e pronto para testar a técnica, certo? Não! Já que ativos oclusivos – ou seja – aqueles que formam um filme à base de lipídeos, como a vaselina, são usados. “O problema é que o que vem sendo indicado, é o uso da vaselina: uma derivada do petróleo, ou seja, um petrolato de origem mineral. Este tipo de agente costuma ser comedogênico, principalmente em peles mais oleosas, podendo piorar alguns processos como acne, dermatite seborreica e até mesmo dermatites alérgicas”.
O slugging é para minha pele?
“A vaselina forma um filme oclusivo na superfície da pele, formando uma barreira que evita a evaporação da água. Mas, esta ação pode, muitas vezes, também obstruir os ductos das glândulas sebáceas também”, explica a médica. Por isso, peles oleosas, acneicas ou com rosácea, muito cuidado aqui! Já que a retenção deste tipo de umidade, pode sensibilizar e vedar ainda mais impurezas.
Em casos mais específicos, como peles que passaram por procedimentos invasivos no consultório, o cuidado também deve ser redobrado. “Em casos pós laser, microagulhamento e peelings, a pele precisa manter este equilíbrio para se restaurar. Colocar a vaselina logo após um procedimento, pode causar danos e até mesmo infecções, pois o agente não é estéril”.
Compostos alternativos
Quer fugir dos petrolatos e testar ativos super-hidratantes na sua pele seca e extrasseca? Patrícia indica alguns ativos seguros: alguns compostos indicados para serem usados em peles intactas, são os derivados de óleos vegetais, como o Esqualeno, Vitamina E, Ácido Hialurônico e Pantenol”.
- Esqualeno ou esqualano: este é um composto capaz de restaurar a barreira hidratante e protetora da pele;
- Ácido Hialurônico: queridíssimo do skincare, esse ácido melhora o aspecto e textura da pele, dá um glow natural e suaviza as linhas finas.
- Pantenol: cicatrizante – e melhor amigo das peles secas e ressecadas – ele acalma e hidrata.