Por dentro do ativo: esqualano
A pele viçosa dos sonhos pode ser a sua! O esqualano devolve a umidade para peles secas, ressecadas e maduras. Venha conhecer o ativo aqui!
25/03/2022
Atenção peles maduras e oleosas: o momento de vocês chegou! Preparamos um dossiê completo sobre o esqualano: ativo antioxidante e hidratante, que vai deixar sua pele mais uniforme, sedosa e protegida. Continue lendo para descobrir todas as possibilidades deste ingrediente:
Esqualano ou esqualeno?
A dermatologista e expert, Mônica Aribi, conta esclarece a dúvida de cara: “o esqualano é um derivado do esqualeno e a forma mais estável deste ativo”. Ou seja: o esqualeno, ao entrar em contato com o ar, oxida-se muito facilmente. “Por isso, por ser mais estável farmacologicamente falando, se dá preferência ao esqualano e não ao outro, especialmente em fórmulas para hidratação da pele”.
Por dentro do ativo
A partir dos 20 anos, a produção de esqualeno no corpo começa a diminuir drasticamente e os primeiros resultados – como maior ressecamento, opacidade e linhas – começam a aparecer. Por isso, a utiliuzação de sua forma mais estável, o esqualano, traz resultados interessantes para a pele, tanto no curto, quanto no longo prazo:
- Curto prazo: de acordo com a médica, “ele refaz o manto hidrolipídico que recobre a pele”, isto é, este é um ativo capaz de restaurar a barreira hidratante e protetora;
- Longo prazo: para o uso contínuo, os benefícios são ainda maiores! “É um grande aliado nos cuidados dos sinais do tempo.Por ser muito permeável, consegue penetrar mais profundamente na pele, além de proteger a superfície dos danos causados pelas mudanças climáticas e poluição”.
Esqualano nos cabelos
E vamos de ativo multifuncional? Além dos benefícios para a pele do rosto, o esqualano também é extremamente benéfico para a pele do corpo e, sim, para os cabelos! A depender do formato utilizado – em creme ou óleo – ele pode ser aplicado em outras áreas com tendência ao ressecamento, como conta Mônica.
“O esqualano pode ser usado em qualquer parte da pele e também nos cabelos. O que muda aqui, é o veículo da fórmula, de acordo com a finalidade. Por exemplo, para os cotovelos podemos usar em um veículo bem cremoso, já para os fios, em geral, adiciona-se o propilenoglicol, um álcool, para dar viscosidade”.
Quem pode e quando aplicar?
Se sua pele ou cabelo são ressecados, secos ou maduros, sinal verde! Pela função altamente hidratante, o esqualano é especialmente indicado para manter a umectação preservada. “Sugiro que o esqualano seja reservado para peles e cabelos ressecados e não indico para peles oleosas”, explica a médica.
Ela ainda completa que, a utilização do ativo, é especialmente recomendada para o skincare da noite e em equilíbrio com outro ativo mais abrasivo. “Por ser muito umectante prefiro indicar na rotina noturna alternado com algum produto mais agressivo como por exemplo os que contenham ácidos retinóico ou glicólico”, termina a explicação a médica.