“Skin cycling”: o protocolo de skincare do TikTok
O “skin cycling” está para a pele, assim como o cronograma capilar está para o cabelo? Descobrimos mais sobre o passo a passo viral na rede social vizinha
17/10/2022
Se os dez passos coreanos um dia já fizeram parte da rotina de skincare da maioria, hoje talvez já seja possível dizer que uma quantidade mais enxuta de passos tem seus adeptos. Foi a partir disso que a dermatologista norte-americana, a Dra. Whitney Bowe, desenvolveu um protocolo livre de excessos – o “skin cycling” – um método de quatro passos, para dar um boost na saúde da pele.
Veja Mais
O que é o skin cycling?
O método não é difícil de acompanhar, já que os passos seguem um ciclo de quatro noites: depois da limpeza, passo inicial sempre, vem a esfoliação química ou a aplicação do Retinol ou a hidratação, dependendo do dia do ciclo. É interessante reforçar que a Dra. Whitney aplica o método na rotina noturna, já que ativos com o Retinol, são fotossensíveis.
@drwhitneybowe If you have never used powerful actives here’s how to introduce them slowly into a skin cycling routine. #thatboweglow #skincycling #dermatologist
Mas existe alguma lógica entre os passos? Quais ativos funcionam para cada dia do ciclo? Quem explica é a nossa expert, Apolônia Sales.
Noite 1: esfoliação química
A primeira noite traz o passo da esfoliação química. Apolônia conta como este tipo de ativo age – “eles estimulam a renovação celular, fazendo descamar a camada mais superficial da pele”. E por que este é o primeiro passo do skin cycling? A explicação é simples! A esfoliação prepara a pele para receber o Retinol na noite seguinte.
Procure por estes ativos: Ácido Retinóico, Ácido Glicólico, Ácido Mandélico e Ácido Salicílico
Noite 2: Retinol
Já na segunda noite, é hora de escolher um Retinol. “O Retinol estimula a renovação celular e a produção de colágeno, para uma pele com tom uniforme, com poros mais fechados e pequenas linhas suavizadas”. Aqui, você pode escolher a sua textura de preferência, seja ela em sérum ou creme.
Peles negras podem fazer uso do Retinol? Apolônia conta que sim! E peles sensíveis? Sim, mas opte por evitar áreas mais sensíveis, como cantos dos narizes, olhos e ao redor da boca.
Procure por estes ativos: Retinol.
Noites 3 e 4: recuperação
Hora de reequilibrar e recuperar a pele! O uso de esfoliantes químicos e Retinol pode sensibilizar a superfície e causar vermelhidão, caso você dê uma exagerada na quantidade de produtos. Por isso, nas duas últimas noites do skin cyling, opte por um hidratante nutritivo.
A dermatologista explica a lógica. “Como ativos abrasivos promovem a perda da camada mais superficial, a pele pode ficar irritada. Por isso é importante usar calmantes e hidratantes com ativos como ceramidas, pantenol e até probióticos”.
Procure por estes ativos: Ceramidas, Pantenol e Probióticos.
O skin cycling é para mim?
Bom, aqui depende! Se a sua pele é acneica ou oleosa e você já faz uso de ácidos e medicamentos prescritos, mantenha sempre a rotina prescrita pelo dermato. Agora, se você é novata no skincare e quer começar, vale trazer os produtos para seu médico e avaliar a possibilidade de inseri-los no dia a dia – especialmente se sua pele tende à acne, oleosidade ou falta de firmeza.
Como já falamos, o método foi originalmente criado para a rotina noturna, por isso vale manter os passos de sempre pela manhã. “É importante também usar o protetor solar e evitar sabonetes que retiram a oleosidade”, acrescenta Apolônia.