- Por Karina Hollo

Pó bronzeador: como escolher a cor

Truques para ganhar aquele tom lindo e dourado agora - mesmo que a estação da vez não seja o verão!

Bronze perfeito, no rosto, sem correr o risco de sofrer com envelhecimento precoce, rugas e manchas. Esse sonho é possível com make! A dificuldade é escolher a cor do pó bronzeador certa. “Ninguém fica bonita parecendo uma cenoura ou um tijolo… Sem falar que, em excesso, o pó bronzant envelhece”, alerta o maquiador Marcos Costa.

Como achar a sua cor

A ideia aqui é fica como se tivesse acabado de voltar de férias – mesmo sem ter ido ainda. O bronzer tem que dourar a pele sem pesar. Por isso o tom do bronzant deve ser um ou dois pontos acima da sua cor natural.

Loiras com caramelo

“Se você tem a pele clara, o produto deve puxar para o caramelo rosado ou pêssego”, fala Marcos. Uma boa aposta é escolher o tom mais claro da paleta de bronzants (as marcas geralmente oferecem três, clara, média e escura) e testar no rosto. O objetivo é ficar com um bronzeado bem natural, vale lembrar.

Morena ao café

Se tem a pele morena, o bronzant pode ser cor de café com leite ou telha, com fundo amarronzado. As morenas podem começar testando o tom médio, com fundo âmbar (levemente oliva, sem ser frio demais). Mas nada impede que você use fundo rosado, se assim preferir. Só não vale exagerar ou investir numa nuance tijolo, sob pena de parecer mais velha.

Negras com bronze extra

“Quem tem a pele negra fica linda com bronzes fechados”, ensina Marcos. Você pode até usar um bronzant com brilho ou efeito cintilante, se for essa a proposta do look. Em tempo: a dica vale se você não tiver pele muito oleosa. Aí, use iluminador apenas no ponto alto das bochechas. O restante vai brilhar naturalmente no decorrer do dia, acredite.

Como escolher a textura

Para quem tem menos habilidade, o blush bronzant é o mais prático. “O pó é a textura perfeita para a brasileira, que tem a pele oleosa. Se esse é o seu caso, fuja dos produtos dois em um, bronzeador + iluminador, sob risco de iluminar onde não deve”, fala Marcos. Os cremosos e líquidos deixam o aspecto bem natural, mas funcionam bem para a pele seca, apenas.

O jeito bacana de aplicar

Lembre-se: você não veio aprender como fazer contorno. Quer ficar com a cara do verão! Para isso, suje o pincel no bronzant depois de já ter terminado de fazer a pele com base e corretivo. “Aplique o bronzant nos volumes do rosto: maçãs, nariz, têmporas, queixo e em volta da boca – os lugares onde você naturalmente pega sol”, ensina Marcos.