- Por Karina Hollo

Pele perfeita – 3 inimigos ocultos

A temporada de happy hours, confraternizações e pouco sono começou. Todo cuidado é pouco para chegar bem ao Réveillon!

O tempo esquenta, as noites ficam mais longas, os drinques, mais gelados, a vida, muito mais divertida. Mas nada disso precisa acabar com a sua pele. Sabendo driblar os perigos, você vai chegar, sim, radiante à 2018!

1. Álcool

Foi revelado recentemente pela maquiadora oficial da Princesa Diana que, quando ambas começaram a trabalhar juntas, Lady Di eliminou bebidas alcoólicas para fugir das rugas.

Decisão mais que acertada, já que “o álcool desidrata a pele, deixando-a com menos brilho e viço”, explica a dermatologista carioca Karla Assed. O álcool é uma hepatotoxina, ou seja, causa dano ao fígado. “E quando o órgão não funciona direito, deixa o rosto desidratado e aumenta os poros. Para contornar a situação, aposte na máscara de argila. Deixe agir por 10 minutos. Ela matifica a pele e fecha os poros.”

Outra opção: faça compressa de água termal gelada e depois aplique um hidratante à base de vitamina C, que ilumina a pele.

2. Falta de sono

Outro inimigo da pele é a falta de uma boa noite de sono. Menos de 8 horas entre os lençóis pode causar olheiras, bolsas debaixo dos olhos, rosto inchado, pele sem viço (de novo!).

É durante a noite que as células se renovam, descansam, organizam suas funções, reparam e reequilibram os estragos do dia. Sem falar que é o momento da produção de colágeno!

Pesquisadores britânicos inclusive criaram um cronograma: de 20h às 23h, acontece uma maior hidratação e estimulação, das 23h às 3h, nutrição e regeneração, e das 3h às 5h, puro descanso.

“Para disfarçar inchaço, bolsas e olheiras, vá de compressa gelada! Vale até mergulhar o rosto em um recipiente com gelo e água (as pedrinhas têm que boiar).

A pele fica mais bonita e lisa. Agora, se ela estiver seca e com linhas finas de cansaço, use cremes que contenham semente de uva ou vitamina C, antes de se maquiar.

Procure também por ácido retinoico, DMAE, ácido hialurônico…

3. Stress

Outro grande vilão da pele de pêssego é o estresse. Ele afeta as funções orgânicas corporais como um todo. E a pele e os olhos perdem o brilho.

“Para disfarçar a vermelhidão depois de uma noite virada no trabalho, experimente colocar sobre a face uma compressa de chá de camomila gelado, por 10 minutos. O gelo faz vasoconstricção — o que diminui a vermelhidão — e a camomila age como calmante, deixando a pele mais bonita.”

Se o estresse der espinhas, use secativos com ácido salicílico. Mas como o efeito não é imediato, você vai precisa aplicar make também.

“Existem vários tratamentos para dar um up na pele, desde aplicação de luz intensa pulsada, oxigenioterapia, laser fracionado, radiofrequência focal até o uso de cremes contendo DMAE, vitamina C, retinol, caviar…”, finaliza ela.