- Por Guilherme Takahashi

O batom vermelho para você

A cor é um clássico da maquiagem. Mas nem todo vermelho é vermelho. Descubra qual é o melhor tom da cor da paixão para você.

O primeiro batom, ninguém esquece

Toda mulher sabe que a forma mais fácil de dar um up instantâneo na make é colorindo os lábios. Em três segundos, seu rosto ganha vida, ar de saúde e, dependendo da cor, um toque todo sexy. O top maquiador Kaká Moraes garante: “O batom é a preferência nacional. Toda brasileira tem, pelo menos, três ou quatro diferentes no nécessaire”. E vermelho na boca é um clássico. “Essa foi uma das primeiras cores a serem usadas na história da maquiagem”, fala Lu Ramos. Mas entre tantos tons diferentes que um vermelho pode ter, sabe qual é o melhor para você?

O vermelho certo

Tudo bem que hoje já não há mais tantas regras na maquiagem. Ou seja, não existe o vermelho certo ou o errado. “O batom é uma questão de estilo e gosto, e a mulher pode variar. No entanto, a cor da pele influencia, já que pode destacar ou suavizar os lábios”, diz Kaká. Considerando isso, fomos investigar qual o tom que mais favorece cada uma.

Clara com laranja

Se você tem a pele clara, como Cameron Diaz, Emily Blunt, Taylor Swift ou Emma Watson, a recomendação de Lu é um vermelho mais alaranjado, bem alegre. Kaká Moraes complementa: “Quem é bem clarinha e quer apostar num bocão deve procurar cores quentes. Elas pontuam e ficam lindas“. Agora, se apesar da pele branca, seus fios são ruivos como os de Amy Adams, Ramos dá a dica: “Vale apostar em um vermelho-tomate ou um carmim para ter mais contraste”.

Dourada com groselha

A premissa na hora de pensar no seu tom de vermelho é contrastar com a pele, evitando que o look fique monocromático”, ensina Lu Ramos. Assim, para quem tem a cor mais bronzeada, oliva ou amarelada, como as atrizes Jamie Chung e Sofia Vergara, ou até como a socialite Kim Kardashian, a recomendação é um batom vermelho mais fechado, puxado para o groselha.

Canela com vinho

Para as morenas bronzeadas, com a pele em tom de canela, estilo Rihanna, Ciara ou Alicia Keys, a sugestão para um look implacável é o batom vinho. “Ele consegue dar o efeito de iluminar o rosto e ainda valorizar os lábios“, diz Lu. Kaká Moraes lembra que, às vezes, a cor natural da pele pode interferir na do batom. Para driblar isso, ensina: “Uma dica boa é usar um lápis de boca antes porque além de deixar a cor mais fiel, aumenta a durabilidade do batom. Ou então, você pode aplicar a mesma base do rosto, sobre os lábios para conseguir acender o tom”.

Negra com bordô

Caso sua pele seja negra como a de Lupita Nyong’o, Jennifer Hudson ou Joan Smalls, o batom vermelho que mais a favorece é o vinho avermelhado. Kaká ressalta: “Mulheres negras com a boca escura chamam a atenção, chocam e ficam lindas. Aliás, elas ficam bem com todos os vermelhos”.