Maquiagem para pele negra

Tem dúvidas sobre como valorizar o tom da sua pele e usar a make a seu favor? Siga as nossas dicas!

“A pele negra, normalmente, é mais oleosa. Por isso, é importantíssimo usar os produtos certos para contornar a situação. Se não, não há make que aguente”, alerta nosso top maquiador Lu Ramos. Use sabonetes específicos para esse tipo de pele, adstringentes para fechar poros e sempre comece a make com um primer. Ele também vai ajudar a disfarçar os poros, tirar pontos de brilho e fixar melhor a maquiagem.

Pele uau!

Lupita Nyong’o sabe bem como usar a maquiagem a seu favor, já foi, inclusive, eleita a mulher mais bonita do mundo em 2014 pela revista People. Lu Ramos vai dar todos os toques que você precisa para arrasar como a atriz. Começando pela… Pele! “Para preparar, invista em bases com textura matte, mas que sejam hidratantes”, ensina Lu. As bases em gel, com textura leve, fina, mas que garantem uma cobertura homogênea e cobrem possíveis manchas, são boas opções.

Tudo em cima

Lu também explica que na pele negra costuma ser mais evidente a diferença de tons do centro do rosto para as laterais, por exemplo. “Normalmente, o centro tem um tom mais caramelo. Para o contorno e pescoço é melhor investir em uma base puxando mais para o chocolate”, sugere. Lembre-se também de aplicar a base em movimentos ascendentes, como se estivesse esfumando. “Além de não deixar a make cair, faz um lifting no rosto”, diz. O expert indica corretivos em tons mais amarelados, oliva e também aqueles que iluminam ao mesmo tempo, para deixar o olhar mais vivo.

Cor e brilho no rosto

“Invista em blushes em tons cereja, bordô, rosa queimado porque eles se fundem ao tom da pele“, orienta Lu. Deixe de lado os pêssegos e o rosa bebê. O iluminador deve ter partículas douradas. Aplique abaixo da sobrancelha, no alto das maçãs do rosto, no arco do cupido e no ossinho do nariz (quer um visual de festa? Copie o look de Naomi Campbell). “Eu também indico levar na bolsa um pó facial bem fininho para aplicar durante o dia, quando necessário, com pinceladas bem leves”, indica Lu. Assim, você continua controlando o brilho excessivo.

Os tons certos nos olhos

Para os olhos, se você é do time das basiquinhas, aposte na combinação de marrom e preto. Se você quer cor, escolha sombras, lápis e delineadores em tons de verde fechado, grafite, uva, vinho e berinjela. “Prata e ouro muito aberto não combinam com esse tom de pele”, ensina o expert. Lu também sugere passar lápis pnreto na linha d’água para dar mais vida à cor natural do olho.

 

Foca no bocão

Na boca, vá de fúcsia, vinho, bordô e vermelhos mais abertos. Deixe os tons pastel de lado. O lápis de contorno vai ajudar a definir o formato dos lábios, valorizando-os. Aplique gloss no centro da boca ou misture ao batom com um pincel para dar um ar de hidratação.