solucao-de-beleza flavia-lira-diniz 2016-04-04 cuidados-para-pele materia Como eliminar olheiras para sempre Elas acabam com o visual, deixam seu rosto abatido, cansado... Ensinamos como eliminar essa mancha de perder o sono do seu look. https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/como-eliminar-olheiras-para-sempre/materia_bg_1.jpg


A olheira pode ter várias causas. "Pode ser desidratação, pode ter causa hereditária, pode ser porque a pele da região é a segunda mais fina do nosso organismo (só perde para a do condutor auditivo, o externo). Então, pela não remoção correta de maquiagem, você tende a uma desidratação maior", fala a dermato Flávia Lira Diniz. Má alimentação também pode deixar a região mais escura, assim como não dormir bem e viver estressada. E cada causa merece um tipo de tratamento.


O primeiro passo para ver luz embaixo dos seus olhos – e não uma mancha arroxeada ou até marrom – é um bom diagnóstico. "Identificada a causa é indicado o tratamento ideal." E ele pode incluir se alimentar melhor, dormir melhor... Preenchimento com ácido hialurônico pode ajudar se você tiver olheiras fundas. Quando a causa das olheiras é hereditária, não tem cura, mas tem como amenizar a situação.


"Os retinóides são indicados para apagar olheiras sim, porque estimulam a formação de colágeno e aumentam a vascularização. Agora, podem manchar a pele morena com qualquer tratamento, não só para olheira, se não tiver o uso do protetor adequado", alerta a dermato. "O uso de protetor solar facial é absurdamente importante. Mais ainda quando você está em tratamento", fala Flávia.


Pé no freio da melanina
Arbutin, ácido kójico, alcaçuz, vitamina C e extrato de margarida são ótimos clareadores da região das olheiras. "E também a própria vitamina C, dependendo da potência, pode não apenas hidratar, como também clarear", acrescenta a médica.

Bolsas em baixa
A cafeína ajuda a diminuir bolsas e inchaços sob os olhos. "Ela não elimina por completo, mas é um composto importante nos cosméticos para tratamento coadjuvante."


Quando a olheira é caracterizada pelo olho fundo e escuro, o melhor tratamento de olheira é preencher com ácido hialurônico. "O olho fundo pelo efeito sombra ganha um aspecto ainda mais escuro. Então quando você preenche, só por diminuir a profundidade, já clareia. Além disso, o ácido hialurônico é hidrofílico, retém água, hidrata. Podemos ainda associar ao uso dos retinóides, ou mesmo do ácido tioglicólico, e também podemos associar com a luz pulsada, ou se a paciente for mais morena, com o laser de CO2", finaliza.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS