Guia do protetor solar

Aprenda a aplicar o protetor solar, item básico da pele saudável

Protetor solar é fundamental. Isso porque os danos à pele, causados pelo sol, são imediatos – desde a vermelhidão até efeitos a longo prazo, como envelhecimento e câncer de pele. Mas, qual a forma correta de aplicar o filtro solar? Aprenda com a gente!

Por que usar filtro solar?

Porque ele é a forma mais segura de proteção contra as radiações solares, segundo a médica. “Uma pesquisa recente descobriu que o guarda-sol não consegue bloquear as radiações e oferece, no máximo, FPS 8 – e é só a partir do FPS que temos uma absorção próxima perto de 97% dos raios solares UVB”, afirma a dermatologista Thais Pepe. Ou seja: só ele te protege de verdade.

UVA e UVB: a diferença

As diferentes radiações solares têm efeitos distintos na pele. “UVA é o principal responsável pelo envelhecimento precoce (manchas e rugas), sendo um tipo de radiação que atravessa nuvens, vidro e penetra na pele em grande profundidade”.

Já o UVB é o que deixa a pele vermelha e queimada, danifica a epiderme e é mais abundante entre as 10 da manhã e as 4 da tarde. “Esse é o tipo de radiação que pode furar o bloqueio dos filtros químicos e aumentar o risco de cancerização”, ensina a médica.

Quantidade ideal

Para obter a proteção do fator de proteção solar (FPS) descrito no rótulo é necessário aplicar 2mg/cm². Trocando em miúdos, é uma colher de café cheia para o rosto, por exemplo.

No caso do corpo, o conselho é aplicar uma colher de café nos braços e antebraços; duas colheres no torso (1 para a frente e 1 para as costas); duas colheres para a coxas e pernas e duas colheres para coxas e pernas esquerdas (1 para a parte da frente e 1 para a parte de trás).

Como aplicar

Regra geral: para sentir todo o corpo protegido, o ideal é passar uma camada generosa de filtro solar até que o sinta todo espalhado, homogêneo, pelo corpo.

“No caso do rosto, é preciso estender no rosto até a raiz do cabelo, também na região pré-auricular, bem pertinho da dobra da orelha e não esquecer pescoço, nuca, orelhas”, enfatiza Thais Pepe.

Quando passar

“O filtro solar tem a necessidade de, pelo menos, 20 a 30 minutos para começar a agir e, nesse período, eu já estou sofrendo um dano importante em relação às células da minha pele”, afirma Thais.

Além disso, a reaplicação deve ocorrer a cada duas horas, em média. “Aqueles que querem ir à praia, devem respeitar os horários recomendados, que são: até 10h da manhã e depois das 16h”, completa a médica.

- Por Karina Hollo