- Por Helena Bonamico

Guia do Hidratante

Use e abuse do hidratante todas as horas e tenha uma rotina de cuidados com o corpo para uma pele sempre saudável, macia e luminosa

Quando o assunto são produtos de beleza para cuidar do corpo uma das primeiras coisas que vêm à mente é o hidratante. Não é à toa, a pele do corpo, das mãos e dos pés é naturalmente mais seca do que a do rosto e é mais afetada pelos fatores externos como clima, ar-condicionado e poluição. Além disso, alguns hábitos como não beber muita água, fumo e até mesmo o estresse influenciam no ressecamento da pele.

O hidratante é um item essencial na rotina de beleza e é indicado para todos os tipos de pele, principalmente as secas. Sua função principal é fazer a manutenção do grau de hidratação da pele e faz isso por oclusão ou umectação.

No primeiro caso o hidratante possui base de óleos vegetais, vaselina ou silicone e cria uma barreira que diminui a perda de água pela pele. No caso da umectação, a base é de glicerina e o produto ajuda a capturar umidade do ambiente para hidratar a pele. Muitos produtos combinam os dois tipos de base para um resultado mais efetivo de hidratação.

Hidratante corporal

Para uma pele sedosa, macia e saudável é preciso ter bons hábitos no dia a dia, como beber bastante água, e fazer a manutenção da hidratação com um hidratante corporal, que pode aparecer em diferentes texturas.

Os hidratantes em creme e as manteigas são mais consistentes, têm absorção mais demorada e são ideais para peles secas. Já as loções são mais fluídas, rapidamente absorvidas e mais indicadas para áreas que necessitam apenas uma manutenção básica da hidratação. Por fim os óleos ajudam a manter a umidade da pele.

Creme para as mãos

A pele das mãos está sempre exposta e em contato com o ambiente e em contato com poluição, sabonetes e fica sujeita a manchas, ressecamento e envelhecimento precoce. O creme para mãos também tem a função de proteger a pele e preservar seu grau de umidade, por isso deve ser reaplicado mais vezes ao longo do dia e muitas marcas disponibilizam embalagens práticas que podem ser levadas na bolsa ou na mochila.

Creme para os pés

A pele dos pés é naturalmente mais seca e com tendência a rachaduras e precisa de uma hidratação mais intensa para repor e manter a umidade. Cuidar dos pés deve ser uma tarefa diária para uma pele saudável. O creme para os pés são mais concentrados e podem ter ureia na formulação, que garante a restauração da barreira cutânea e ajuda a reter água.

Para uma pele hidratada, saudável e luminosa veja o Guia de Tratamento para Mãos e Pés e o Guia de Estrias.