- Por Monique Abrantes

Guia do Gloss e Brilho Labial

Descubra 7 dicas incríveis para dar brilho e volume aos lábios

Criado para deixar os lábios mais brilhantes durante as gravações para cinema, o gloss e brilho labial é um ótimo recurso para quem quer destacar a maquiagem da boca com impressão de volume. Com textura líquida levemente gelatinosa, a diferença entre o gloss e o batom é que o primeiro leva em sua composição mais quantidades de óleos para dar acabamento vidrado aos lábios, enquanto o segundo conta com ceras em sua base para manter a consistência mais firme.

Com o passar do tempo, o gloss e brilho labial ganharam novas cores, além da transparente, e partículas de brilho que reluzem ainda mais na maquiagem. Com alguns truques, é possível alcançar resultados incríveis e ganhar lábios que se tornam as verdadeiras estrelas da maquiagem. Confira a seguir.

1 – Aumente os lábios em pontos estratégicos

O efeito espelhado que o gloss e o brilho labial confere à maquiagem é proporcionado por um efeito óptico que dá aos lábios a impressão de serem mais carnudos. Para isso, concentre a aplicação do gloss no centro dos lábios e distribua o que restar no aplicador no contorno da boca.

2 – Hidrate bem os lábios

Ao contrário do que se pensa, o gloss labial não hidrata os lábios; essa é uma exclusividade dos bálsamos, ou lip balms, que contém ingredientes que preservam a umidade natural dos lábios e regenera as áreas com peles soltas. Ao invés disso, como o gloss e brilho labial evidencia a boca em si, ele jogará ainda mais luz às imperfeições. Portanto, tenha o hábito de usar hidratante labial constantemente.

3 – Mantenha o efeito por mais tempo

Ao contrário do batom, o gloss e brilho labial não devem ser espalhados com a ficção de um lábio no outro. Distribua-o com o próprio aplicador ou use um pincel próprio.

4 – Destaque a cor do gloss

Para isso, “apague” os lábios com o corretivo ou a base: coloque uma pequena quantidade na ponta do dedo anelar e distribua com leves batidinhas. Isso faz com que a cor do gloss e do brilho labial, embora ele possa ser transparente, apareça mais.

5 – Segure o brilho dentro dos lábios

Contorne os lábios com lápis de boca e delineador da cor do gloss labial escolhido. Isso evita que sua textura escorra para fora dos lábios ao longo das horas. Caso ele seja transparente, invista em um contorno neutro.

6 – Escolha cores de batom aliadas

O primeiro passo para quem quer ter lábios destacados e volumoso começa na cor do batom: prefira tons mais vivos e abertos, como os vermelhos, laranjas e rosas pink.

7 – Experimente ter lábios mais carnudos – de verdade!

Algumas versões de gloss e brilho labial levam em sua fórmula ingredientes, como o mentol, extratos de pimenta – que não ardem! -, cafeína, entre outros, que aumentam a circulação sanguínea dos lábios e, com isso, deixam a região mais preenchida. Somado ao efeito óptico, é uma tática perfeita para uma boca sensual.

Agora que você aprendeu como conquistar uma boca destacada com lábios mais cheios, confira o Guia do Batom para escolher a opção certa e deixar o visual ainda mais bonito.