Guia do Esmalte

Além de proteger as unhas, o esmalte se tornou um acessório de moda nas mãos! Seja cremoso, matte ou metálico, escolha a sua cor predileta para ter unhas de gata.

Os esmaltes para unhas são um tipo de verniz que unem diversas funções: além de decorar com diferentes estilos, eles criam um filme que protege as lâminas de queratina que formam a sua estrutura contra as agressões que causam a quebra e a descamação.

O hábito de pintar as unhas é bastante antigo e data 3.000 a.C. Há relatos de que no antigo império chinês, as mulheres faziam misturas para dar cor a elas, enquanto no Egito antigo era utilizada hena avermelhada para deixar as mãos mais bonitas. O esmalte como conhecemos surgiu apenas na década de 1920, na França.

Elaboradas com diferentes funções de tratamento, as fórmulas dos esmaltes oferecem diversos benefícios – inclusive para quem tem sensibilidade – que fortalecem a estrutura e favorecem o crescimento contínuo.

Para tirar ainda mais proveito desse cosmético incrível, veja o Guia que preparamos para você fazer suas unhas sem sair de casa.

O que é esmalte 3 free, 5 free e 7 free?

As fórmulas chamadas free, também conhecidas como esmalte hipoalergênico ou antialérgico, são livres de algumas substâncias existentes nos esmaltes comuns utilizadas para fixar a cor por mais tempo e dar brilho ao acabamento, mas que podem causar reações alérgicas em contato com a pele de pessoas que tenham sensibilidade a eles.

Esmaltes 3 free: são livres de tolueno, formaldeído e dibutilftalato (DBP).

Esmaltes 5 free: não contêm tolueno, formaldeído, dibutilftalato (DBP), resina de formaldeído e cânfora.

Esmaltes 7 free: não possuem tolueno, formaldeído, dibutilftalato (DBP), resina de formaldeído, cânfora, conservantes e petrolatos.

Acabamentos de esmalte

Atualmente, as unhas podem ser destacadas com diversas possibilidades de efeitos diferentes entre si. Dos mais discretos aos mais criativos, é só escolher o que você mais gosta.

Esmalte cremoso: ricos em pigmentos que proporcionam alta cobertura das unhas com poucas demãos e dão acabamento de verniz às unhas.

Esmalte cintilante: o mais delicado de todos, possui um leve acabamento de brilho com cobertura transparente das unhas. Ideal para ser usado por cima do esmalte cremoso.

Esmalte perolado: é a fusão do esmalte cremoso com o cintilante, já que possui a cobertura do primeiro com o brilho do segundo.

Esmalte fosco: também chamados de matte, são aqueles que o acabamento é completamente ausente de brilho. Boa escolha para compromissos formais que exijam looks mais discretos.

Esmalte com glitter: podem ter base transparente incolor ou colorida, que ganha destaque com as partículas bem pequenas, que refletem a luz e destacam a cor utilizada por baixo das unhas.

Esmalte metalizado: lembra, literalmente, as cores metálicas do ouro, prata e bronze. Além disso, seu brilho é mais uniforme e sua textura proporciona cobertura mais intensa das unhas.

Como fazer as unhas em casa

1 – Corte as unhas com um alicate ou cortador específico para deixá-las do tamanho desejado. Caso seja as unhas das mãos, acerte o formato com a face mais fina da lixa; se for as do pé, use o lado mais grosso. Procure fazer movimentos em uma só direção para não descamar suas camadas de queratina.

2 – Aplique creme para as mãos ou específico para a área das cutículas ao redor das unhas. Em seguida, pegue pequenos pedaços de algodão e enrole ao redor do dedo e umedeça a área com um borrifador de água. Aguarde 2 minutos.

3 – Retire o algodão com o hidratante do primeiro dedo e seque-o com uma toalha. Use uma espátula de aço inoxidável ou de madeira para empurrar a cutícula. Faça movimentos delicados, sem força, para não machucar a raiz das unhas.

4 – Use o alicate de cutícula para remover somente as peles que tenham ficado levantadas. Não remova em excesso para não expor as unhas a infecções ou causar ferimentos.

5 – Aplique uma demão de base transparente sobre todas as unhas para evitar que o esmalte as manche acidentalmente.

6 – Comece a esmaltação na parte central da unha, rente à cutícula e siga em direção à ponta. Pincele as laterais da mesma forma. Aplique, no máximo, duas demãos de esmalte para durar mais.

7 – Use um palito de madeira para remover os excessos dos cantinhos. Enrole um pedaço de algodão no palito e embeba-o no removedor de esmalte. Limpe as áreas que estejam borradas com cuidado para não encostar na unha.

8 – Complete com uma camada fina de top coat para preservar o brilho das unhas por mais tempo.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: após pintar as unhas, fique, no mínimo, 30 minutos sem molhar as mãos. Esse é o tempo para a secagem total do esmalte sem que elas fiquem marcadas.

Agora que você já sabe como deixar suas unhas lindas e sempre bem-feitas, descubra como mantê-las sempre saudáveis e à prova de quebra com o Guia de Tratamentos para Unhas e o Guia de Removedores de Esmalte.

- Por Monique Abrantes