Evolução das sobrancelhas a cada década

Das superfinas às fluffy brows, confira a evolução das sobrancelhas e suas tendências a cada década: de 1930 aos dias de hoje!

Compartilhar:

Quando o assunto é visagismo, as sobrancelhas estão entre os elementos mais importantes do nosso visual, afinal, elas comunicam e traduzem o nosso estilo. As tendências mudaram muito com o passar dos anos, e quem nunca adotou alguma delas, não é mesmo? A seguir, você confere a evolução das sobrancelhas a cada década, e quem explica mais sobre o assunto é a a beauty artist e treinadora de maquiagem Nina Bueno. Veja:

Evolução das sobrancelhas

1930

De acordo com Nina, entre os anos 1920 e 1930 a tendência trazia sobrancelhas bem arqueadas e definidas. 

“Elas representavam a feminilidade mais dramática, como a das atrizes do cinema mudo, mas também brincavam com a androginia de figuras como Marlene Dietrich. Em alguns casos, as mulheres usavam lápis preto para marcar bem as sobrancelhas e os olhos”, diz.

Evolução das sobrancelhas a cada década

A atriz Marlene Dietrich na década de 1930

1940

Esse período foi marcado pela guerra, e tanto as roupas quanto os cosméticos ficaram em segundo plano.

“O uso da maquiagem foi estimulado como instrumento de autoestima para as mulheres e de manutenção da feminilidade, já que elas assumiam os postos dos soldados no mercado de trabalho para manter o país funcionando”, explica Nina. 

Nessa época, as sobrancelhas eram mais cheias em relação aos anos 30, mas bem definidas e valorizando o arqueado. Aqui surgiam os lápis para sobrancelhas, mas ainda com pouca variedade de cores.

Evolução das sobrancelhas a cada década

A atriz Ingrid Bergman na década de 1940

1950

A década de 50 foi marcada por personalidades sex symbols, e as sobrancelhas ganharam mudanças que acompanhavam os visuais dessas mulheres.

“Elas se tornaram mais arqueadas e mais bold quando comparadas às da década anterior, trazendo bastante sensualidade”, comenta Nina.

Evolução das sobrancelhas a cada década

A atriz Marilyn Monroe na década de 1950

1960

Segundo a makeup artist, nos anos 60 as tendências de sobrancelha foram segregadas por estilo.

“Elas não eram tão finas quanto nos anos 30, mas eram afiladas e arqueadas nos casos de mulheres mais fashionistas, como a modelo Twiggy, e para quem tinha um visual mais clássico houve uma evolução mais natural das sobrancelhas, com fios mais cheios e menos desenhados”, diz.

Evolução das sobrancelhas a cada década

A modelo Twiggy na década de 1960

1970

Com a chegada dos hippies, a naturalidade prevaleceu nos visuais e as sobrancelhas ganharam seu formato natural, pouco pigmentadas e até mais compridas, porém sempre aparadas e levemente limpas.

Evolução das sobrancelhas a cada década

A atriz Farrah Fawcett na década de 1970

1980

Já neste período, Nina explica que as sobrancelhas encorparam de vez e viraram destaque, com formatos mais grossos e mais expressivos.

“Os fios ficaram mais rebeldes e sem um formato definido. Se nos anos 70 as sobrancelhas ainda tinham um design, nos anos 80 a pinça foi completamente esquecida”, comenta.

Evolução das sobrancelhas a cada década

A atriz Brooke Shields na década de 1980

1990

Nos anos 90 as tendências voltaram a afinar e arredondar as sobrancelhas.

“As sobrancelhas com um formato mais natural tinham como referência as top models, já as mais marcadas e finas foram inspiradas pelo lado mais rock and roll da época, como o movimento grunge”, afirma a makeup artist.

Evolução das sobrancelhas a cada década

A atriz Julia Roberts na década de 1990

2000

Como esquecer das sobrancelhas que marcaram época nos anos 2000? Bem finas e muito arqueadas!

“A definição dos fios variava entre as sobrancelhas apagadas, como as de Paris Hilton e Britney Spears, às mais marcadas, como as de Christina Aguilera”, comenta Nina.

Evolução das sobrancelhas a cada década

A cantora Christina Aguilera nos anos 2000

2010

A década de 2010 foi a “Era Kardashian”, período em que os formatos das sobrancelhas ganharam destaque e a maneira como elas harmonizavam com o nosso rosto passou a ser algo decisivo para o visual.

“O passo a passo para as sobrancelhas na maquiagem ganhou diversos produtos e técnicas, como o degradê, a iluminação e harmonização”, explica a makeup artist.

Evolução das sobrancelhas a cada década

A empresária Kim Kardashian em 2015

2020

Atualmente, as sobrancelhas naturais, cheias e com fios bagunçados, técnica conhecida como fluffy brows, voltaram a ser valorizadas.

“Com o empoderamento feminino, as singularidades de cada mulher são cada vez mais abraçadas, por isso não encontramos um formato específico de sobrancelhas para definir como ‘must-have’ do momento, mas sim características que qualquer um pode alcançar sem precisar alterar o formato do rosto”, finaliza Nina.

Evolução das sobrancelhas a cada década

Sobrancelhas naturais da atriz e modelo Cara Delevingne

- Por Letícia Leite