- Por Felipe Gomes

Esponja de maquiagem: quando e como limpar?

Nosso expert te dá as dicas para livrar as suas queridas esponjas - e a sua pele - de bactérias.

 

Assim como qualquer produto de beleza, as esponjas de maquiagem – também chamadas de esponjas blender – também precisam ser trocadas com uma certa frequência. Talvez muita gente não sabe, mas elas possuem data de validade que não podem ser ignoradas.

“Tudo depende da frequência que você usa o produto”, conta o maquiador Ivo Vilela. “Se você usar a esponja todos os dias e lavá-la logo após – o que é o correto -, a troca deve acontecer em cerca de dois meses, já que a blender entrará em decomposição em contato com a água diariamente.”

Ivo ainda revela que o uso da água deve ser feito antes mesmo de aplicar a maquiagem, o que pode facilitar na aplicação do produto. “A esponja úmida não retém maquiagem nela, evita o desperdício e ajuda a polir a pele de uma maneira mais eficaz.”

Sendo assim, qual a maneira exata de limpar a sua esponja? “Costumo usar shampoo e condicionador na higienização”, entrega Ivo. “É importante mantê-la sempre limpa, ainda mais se você usá-la para fazer retoques na make. A prática retira a oleosidade na pele, podendo oxidar e atrair bactérias para a esponja. Ou seja, a higienize sempre.”