- Por Mariana Conte

Como limpar pincel de maquiagem

Se eles estiverem sujos, sua make não vai ficar tão incrível e sua pele ainda pode sofrer. Aprenda a mantê-los sempre como novos.

A gente ama maquiagem: sombra, blush, delineador, pó… E sabemos que para conseguir efeitos, texturas e acabamentos incríveis, precisamos lançar mão dos pincéis. Eles ajudam naquela olho preto esfumado, na make para afinar o rosto, na hora de aplicar blush, na precisão de um gatinho com delineador em gel ou de um arco do cupido bem desenhadinho.

Mas, para que eles desempenhem com louvor suas funções, de tempos em tempos precisam de uma boa limpeza. Aprenda como conservar da melhor maneira seus pincéis.

 

Por que lavar?

“Esse passo é importante porque os pincéis acumulam impurezas e micro-organismos, como fungos e bactérias, podendo provocar dermatite de contato”, diz a dermatologista Patricia Nakahodo.

Além disso, o acúmulo de resíduos dos cosméticos pode mudar o resultado final da sua make.

Quando lavar?

Se você usa seus pincéis diariamente, Patricia Nakahodo recomenda que os acessórios para bases e corretivos líquidos e batons sejam lavados a cada duas semanas, já que acumulam mais produto e a umidade facilita o crescimento de bactérias e fungos.

Aqueles usados para pós e sombras secas devem ser lavados no mínimo uma vez por mês. “No caso de esponjas, o melhor é descartá-las a cada mês”, diz. Caso você não use seus pincéis diariamente, vale checar como eles estão um dia antes da utilização. “Na dúvida da condição de uso, lave-os no dia anterior para dar tempo de secar”, orienta Patricia.

Como lavar?

“Há produtos específicos, mas você também pode usar shampoos infantis ou detergentes neutros para fazer a lavagem”, indica Cláudia Zanni. A beauty artist ensina: misture o produto escolhido com água morna, isso será suficiente para tirar o acúmulo de produtos e manter as cerdas macias.

1. Molhe o pincel na solução líquida, tomando cuidado para não molhar a base das cerdas.
2. Faça movimentos circulares na palma da mão, ou em uma superfície lisa, mas não esfregue. Vá conferindo em um papel toalha se toda a sujeira saiu.
3. Enxágue e remova o excesso de água com papel toalha.
4. Deixe o pincel deitado sobre uma toalha para secar naturalmente.

Onde guardar

“Não deixe o pincel em pé nem com as cerdas para cima ou para baixo, pois isso pode danificar seu formato original”, aconselha Cláudia. “Caso precise secar mais rápido, use secador com ar frio e sempre no sentido do pelo. Jamais guarde os acessórios se ainda estiverem molhados”, diz.

Lembre-se de guardar os acessórios em local seco. Os banheiros, por exemplo, podem não ser uma boa opção, já que ficam frequentemente úmidos, com vapor.

“No dia a dia, caso haja acúmulo de produto, remova com papel higiênico ou papel filtro, que é mais grosso e absorve bem a umidade”, aconselha a dermato.