- Por Karina Hollo

Cosméticos naturais e convencionais: entenda a diferença

Busca por produtos naturais desperta cada vez mais interesse

Se por um lado as pessoas estão mais conscientes sobre sua própria saúde e a do planeta, às vezes pinta a dúvida: qual a diferença dos cosméticos naturais e orgânicos dos convencionais?

Natural

Um produto é considerado “natural” quando todas as classes de ingredientes (base, fragrância, aditivo, conservante e princípio-ativo) são formadas por itens advindos da natureza (vegetal, mineral ou animal), sem que tenham perdido suas propriedades originais na fabricação.

Orgânico

“Os orgânicos devem conter pelo menos 95% de ingredientes orgânicos certificados, sem pesticidas”, explica a cosmetóloga Sonia Corazza. Nas formulações com ingredientes naturais e orgânicos, todos os conservantes, corantes e fragrâncias são de origem natural.

Na prática

“O cosmético natural traz substâncias de origem natural, não necessariamente orgânicas”, explica Sonia. Estes ingredientes são mais seguros, toxicologicamente falando, causando menos alergias, por exemplo.

Resultados turbo

“Os cosméticos naturais possuem uma formulação mais suave, com ativos anti-inflamatórios, calmantes e ricos em antioxidantes naturais presentes em inúmeros extratos e óleos vegetais”, fala a dermatologista Patrícia Silveira, especializada em produtos naturais.