Como usar argila no cabelo

Já pensou em aplicar argila no cabelo? Vem conhecer os benefícios de cada cor do mineral para você escolher a mais indicada para seu tipo de fio

Compartilhar:

Você sabia que, além de trazer vários benefícios para a pele, a argila também pode ser usada nos cabelos? Ela funciona como um tratamento para o couro cabeludo que beneficia todo o fio, da raiz às pontas. A Dra. Carla Vidal, dermatologista e expert, fala sobre todos os benefícios de usar argila no cabelo e ensina a aplicar. Confira:

Quais os benefícios de usar argila no cabelo?

A argila é rica em alumínio, silicatos, ferro, cálcio, potássio, enxofre, magnésio, zinco, cobalto e vários outros minerais. Por isso, ela tem capacidade desintoxicante, cicatrizante e anti-inflamatória e ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo, repor nutrientes perdidos e promover o crescimento.

“Usar argila no cabelo ajuda a tratar fios e couro cabeludo danificados, principalmente aqueles que passaram por procedimentos químicos ou que foram fragilizados por fatores externos, como a exposição ao sol”, explica Dra. Carla Vidal. “Ela ajuda muito os couros cabeludos seborreicos, oleosos ou até aqueles com muitas crostas de dermatite seborreica ou psoríase”, continua.

Propriedades de cada cor de argila

Argila branca

É a argila mais suave, indicada para todos os tipos de fios. Ela regulariza a oleosidade, hidrata e ajuda a tratar os fios porosos e danificados. É a única que pode ser aplicada também no comprimento dos fios.

Argila preta

Excelente para quem tem queda de cabelo. A alta concentração de titânio, alumínio e silício ajuda na renovação celular e a torna um ótimo tratamento para a alopecia androgenética.

Argila verde

É a mais indicada para fios oleosos porque possui ação adstringente e ajuda a regular a produção de oleosidade. Também ajuda a desintoxicar a pele do couro cabeludo, ajudando a diminuir a caspa e descamação.

Argila vermelha

A argila vermelha é a mais rica em ferro e ajuda a limpar o couro cabeludo, além de deixar os fios mais hidratados e brilhantes.

Como aplicar a argila no cabelo?

Segundo a expert, a argila deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo e não nos fios. Ao tratar a raiz, o cabelo todo será beneficiado. A aplicação deve ser feita com o cabelo úmido. Abra as mechas como se fosse pintar o cabelo e passe a argila no couro cabeludo com ajuda de um pincel.

“Eu não costumo usar a argila pura, geralmente uso misturada com o shampoo na proporção meio a meio. Se for um cabelo oleoso, use meio de argila e meio de shampoo para deixar o fio mais estruturado. Depois de retirar, aplico um condicionador. Se o cabelo for muito seco, melhor usar com um creme ou máscara capilar que possa ser aplicada no couro cabeludo”, explica a dermatologista.

Depois de aplicar, é só deixar a argila no cabelo por uns 20 minutos e enxaguar com água morna sem atritar os fios.

Além da argila em pó, existem vários produtos de cabelo com o mineral na composição.

Com que frequência usar?

A aplicação pode ser feita a cada quinze dias ou três semanas, dependendo do estado e das necessidades do couro cabeludo de cada um e da argila que está sendo usada.

 

- Por Maria Clara Serpa