Como tratar e minimizar pés de galinha
Os tão temidos pés de galinha, com os cuidados adequados, é possível tratar, minimizar e até prevenir essas linhas indesejadas!
27/06/2024
Os famosos ‘pés de galinha’, geralmente causados por movimentos repetitivos como sorrir ou franzir os olhos, podem ser uma preocupação estética para muitos. Mas, felizmente, hoje em dia existem diversas maneiras de tratar e minimizar esse tipo de linha de expressão.
A dermatologista e expert, Apolônia Sales, nos conta quais os tratamentos mais indicados para prevenir e tratar os pés de galinha. Confira:
Veja Mais
O que são pés de galinha no rosto?
São pequenas linhas que se formam ao redor dos olhos. Segundo Apolônia, os pés de galinha aparecem pelo movimento da musculatura ao redor dos olhos, que contrai sempre que sorrimos ou fechamos os olhos com força. Também aparecem devido a perda das fibras de colágeno e elastina na pele e, pela perda de sustentação.
A exposição ao sol, a poluição e outros fatores ambientais também podem contribuir para a formação dessas linhas.

Procedimentos estéticos são os mais indicados para tratar pés de galinha
Como tratar pés de galinha?
1. Somente o uso de produtos tópicos ajuda a tratar?
Infelizmente, não!
“Os produtos tópicos podem ajudar na renovação celular e também na hidratação da pele, melhorando um pouco a aparência, mas apenas o tratamento tópico não consegue eliminar as rugas”, explica a dermatologista.
2. Quais procedimentos estéticos são indicados para tratar pés de galinha?
A expert nos indicou alguns procedimentos que são válidos para tratar e prevenir esse tipo de ruga e também, explica quais os efeitos desses procedimentos na pele:
- Aplicação de Toxina Botulínica: “paralisa o músculo evitando a formação da ruga”;
- Lasers Ablativos Fracionados: “fazem microfuros e ao regenerar, uma pele mais nova é formada, melhorando as rugas já existentes”;
- Bioregeneradores: “são substâncias como o PDRN, que estimulam a regeneração celular, melhorando as rugas”;
- Fios de PDO: “estimulam a produção de colágeno, deixando a pele mais firme”;
- Preenchedores de Ácido Hialurônico: “com uma técnica diferenciada, preenchem as rugas mais marcadas sem volumizar o rosto.”
3. A partir de qual idade é permitido fazer procedimentos estéticos?
“O ideal é fazer a prevenção antes de formarem as rugas estáticas, aquelas que aparecem mesmo sem o músculo movimentar. Em média, as pessoas começam a partir dos 25 anos”, indica a dermatologista.
Como prevenir pés de galinha?
Você já deve ter ouvido falar em alguns desses conselhos de prevenção em algum momento da sua vida! Mas saiba que são importantes não somente para a questão estética – com relação a rugas e anti-idade -, mas também, são cuidados necessários para a saúde.
- A exposição ao sol sem proteção adequada pode acelerar o envelhecimento da pele. Usar protetor solar e óculos de sol ajuda a proteger a área ao redor dos olhos!;
- Alimentação saudável, rica em vitaminas e nutrientes promove saúde de dentro para fora e ajuda a manter a pele saudável e a prevenir o envelhecimento precoce;
- E falando de saúde da pele não podemos esquecer do tabagismo, um dos maiores inimigos da pele saudável. Fumar reduz a circulação sanguínea na pele e quebra o colágeno, levando à formação de rugas e a outros vários males para a saúde.
- Skincare: seguir uma rotina de cuidados específica para o seu tipo de pele é ideal para manter a firmeza, elasticidade e a saúde da pele em dia.

Para um cuidado diário de prevenção