- Por Fran Vergari

Como parar de roer unha

Largar uma mania nunca é fácil. Mas se você fica comendo a pontinha dos dedos e está querendo parar, a hora é agora!

“Roer unha é uma compulsão, é psicológico”, explica a Dra. Thais Pepe. Geralmente, as pessoas ansiosas são as que não perdoam as pobres unhas ou arrancam as pontinhas da cutícula. Isso, definitivamente, não é bom. A unha perde a proteção, a cutícula fica mais suscetível a fungos e bactérias, pode sangrar, infeccionar, etc.

Mantenha as unhas curtas

É um jeito de evitar que elas se enrosquem por aí e façam com que você sinta aquela vontade de arrancar o pedacinho que lascou. Fazer da lixa a sua melhor amiga também é um jeito de começar o seu #ProjetoUnhaLinda.

Use esmalte amargo

Os esmaltes com gosto ruim são uma boa saída para evitar a roeção de unhas – tanto para as mulheres quanto para os homens. Além do gosto, que serve para dar aquele susto quando você colocar a mão na boca, eles deixam as unhas mais lisas, dificultando o contato com os dentes.

É um jeito de evitar que elas se enrosquem por aí e façam com que você sinta aquela vontade de arrancar o pedacinho que lascou. Fazer da lixa a sua melhor amiga também é um jeito de começar o seu #ProjetoUnhaLinda.

Faça as unhas semanalmente

Ver as unhas feitinhas, pintadas e sem cutícula, pode ser um incentivo para você não destruí-las com as suas serrinhas bucais. Mesmo assim, é bom deixar a unha respirar, sem esmalte nenhum, pelo menos uma semana por mês.

Tente unhas postiças

Assim como o esmalte amargo, as unhas postiças servem como barreira entre os dentes e as suas unhas originais – é verdade que o uso excessivo pode enfraquecer e descamá-la, mas é uma saída de emergência até você se acostumar com o novo hábito.

Identifique o problema

Você provavelmente detona as unhas em algum momento de ansiedade ou stress. Procure reparar quando isso acontece e troque por um hábito saudável, como respirar fundo, por exemplo. Qualquer coisa que desvie o foco dos dedos na boca é válida (assim como mascar chicletes ajuda quem quer parar de fumar). Por ser psicológico, precisa de tratamento se nenhuma tentativa de parar der certo. Nesse caso, não deixe de procurar um médico, hein?