Como parar de roer unha

Se você não tira a pontinha dos dedos da boca e está querendo parar de roer unha, a hora é agora!

Compartilhar:

De acordo com a expert e dermatologista Thais Pepe, roer unha é uma compulsão, está relacionado ao nosso psicológico. Geralmente, as pessoas ansiosas são as que não perdoam as unhas ou arrancam as pontinhas da cutícula, isso faz com que elas percam a proteção e fiquem mais suscetíveis a fungos e bactérias, podendo sangrar e infeccionar. Quer parar de roer a unha? Não perca as dicas a seguir!

Como parar de roer unha

Mantenha as unhas curtas

É um jeito de evitar que elas se enrosquem por aí e façam com que você sinta aquela vontade de arrancar o pedacinho que lascou. Faça da lixa a sua melhor amiga!

Use esmalte amargo

Os esmaltes com gosto ruim são uma boa saída para evitar a roeção de unhas – tanto para as mulheres quanto para os homens. Além do gosto, que serve para dar aquele susto quando você colocar a mão na boca, eles deixam as unhas mais lisas, dificultando o contato com os dentes.

Faça as unhas semanalmente

Ver as unhas feitinhas, pintadas e sem cutícula, pode ser um incentivo para você não destruí-las com as suas serrinhas bucais. Mesmo assim, é bom deixar a unha respirar, sem esmalte nenhum, pelo menos uma semana por mês.

Tente unhas postiças

Assim como o esmalte amargo, as unhas postiças servem como barreira entre os dentes e as suas unhas naturais – é verdade que o uso excessivo pode enfraquecer e descamá-la, mas é uma saída de emergência até você se acostumar com o novo hábito.

Identifique o problema

Você provavelmente detona as unhas em algum momento de ansiedade ou stress. Procure reparar quando isso acontece e troque por um hábito saudável, como respirar fundo, por exemplo. Qualquer coisa que desvie o foco dos dedos na boca é válida (assim como mascar chicletes ajuda quem quer parar de fumar). Por ser psicológico, precisa de tratamento se nenhuma tentativa de parar der certo. Nesse caso, não deixe de procurar um médico, hein?

- Por Fran Vergari