Como cuidar do cabelo no inverno

Frio, vento, secador e de água quente no chuveiro: as temperaturas baixas mexem com os fios! Adapte sua rotina e descubra como cuidar do cabelo no inverno.

Compartilhar:

Cai a temperatura e tudo o que desejamos é um chá quentinho, cobertores e um bom banho quente, acertamos? Mas, além de mudar os nossos hábitos de bem estar, adaptar os cuidados com a pele e o cabelo é essencial – especialmente os coloridos! O nosso expert, Wanderley Nunes, te ensina a cuidar do cabelo no inverno da maneira certa!

Cuidados básicos para todos os tons

Alguns cuidados se mantêm em qualquer estação. O cronograma capilar – com os passos de hidratação, nutrição e reconstrução – fica! A touca de cetim e a boa alimentação também!

Hidratação nas alturas

Mas, no inverno, a hidratação precisa de uma ajudinha extra. Quando o tempo está quente, sol e água salgada, ou clorada, ressecam os fios. Mas não pensem que os agressores tiram férias quando chega o inverno.

Com o tempo mais seco, o aumento do uso do secador e o banho mais quente, brilho e maciez dos fios podem ficar prejudicados, ao cuidar do cabelo no inverno. E o que fazer? “É indispensável caprichar nas hidratações semanais, maneirar no uso do secador e deixar a água sempre morna”, aconselha Wanderley.

Loiros claros ou grisalhos

“O que determina o cuidado com o cabelo não é essencialmente a cor, mas os tratamentos químicos, incluindo as tinturas”, fala o hair stylist. No caso dos loiros descoloridos ou grisalhos, o maior problema é a desnutrição.

“Devolver nutrientes aos fios é essencial para o cabelo se manter saudável durante o inverno.” Aposte em máscaras nutritivas e de reconstrução, alternando as duas, semanalmente.

Morenas ou castanhos

O castanho, por ser natural na maior parte das vezes, exige menos cuidados. “O tempo seco, comum no inverno, deixa o cabelo com muito frizz, mas o leave-in é sempre um aliado”, explica ele.

Especialmente o protetor térmico, caso você seja do time que não abandona secador, chapinha ou babyliss. Caso a técnica morena iluminada tenha passado por aí, as linhas para cabelos coloridos devem ser paradas obrigatórias na hora de cuidar do cabelo no inverno.

Ruivos

Os vermelhos são pedidos absolutos nas estações mais frias. E, assim como loiros e castanhos, cabelos ruivos tingidos necessitam de maior atenção para manter o brilho e textura saudáveis. “É preciso nutrir e proteger a cor com produtos específicos.” 

“Uma dica é aplicar com o cabelo um pouco úmido, para controlar ainda mais o frizz”, finaliza Wanderley.

Vídeo: como cuidar do cabelo no inverno

Confira mais dicas para caprichar nos cuidados com os fios durante as estações mais frias. Assista ao vídeo do expert Natan Correia:

- Por Isabelle Guedes