Como cuidar do cabelo no inverno
Você achou que só o verão maltratava os fios? Enganou-se. Frio, vento, aumento do uso do secador e de água mais quente no chuveiro acabam danificando o cabelo, causando ressecamento e frizz. Como lidar?
30/05/2016
Hidratação nas alturas
Quando o tempo está quente, é o sol, a água salgada do mar (ou clorada da piscina) que ressecam os fios. Mas não pensem que os agressores à beleza do seu cabelo tiram férias quando chega o inverno.
Aí, é o tempo seco, o aumento do uso do secador e o banho mais quente que roubam brilho e maciez dos fios. E agora? “É indispensável fazer hidratações semanais, maneirar no uso do secador e deixar a água sempre morna”, aconselha Wanderley.
Loira suave
“O que determina o cuidado com o cabelo não é essencialmente a cor, mas os tratamentos químicos, incluindo as tinturas”, fala o hair stylist. No caso dos loiros descoloridos, o maior problema é a desnutrição.
“Devolver nutrientes aos fios é essencial para o cabelo ter um bom comportamento durante o inverno.” Aposte em máscaras nutritivas e de reconstrução, alternando as duas, semanalmente (para entender melhor a diferença entre os tratamentos, clique aqui).
Morena brilhante
O castanho, por ser natural na maior parte das vezes, exige menos cuidados. “O tempo seco, comum no inverno, deixa o cabelo com muito frizz, mas o leave-in é sempre um aliado”, fala ele.
Principalmente o protetor térmico, toda vez em que for usar secador, chapinha ou babyliss.
Ruiva intensa
Assim como loiros e castanhos, cabelos ruivos tingidos necessitam de maior atenção para manter o brilho e textura saudáveis. “É preciso nutrir e proteger a cor com produtos específicos.”
Diminuir o número de lavagens (vem fazer um teste para descobrir quantas vezes você realmente precisa encarar, por semana) também é uma boa manobra para evitar o desbotamento precoce dos fios.
Leave-in calmante
Se tem um item que não pode faltar no seu kit de temporada de inverno é o leave-in. Esse produto multi-utilidades é realmente um must no frio do inverno.
“Uma dica é aplicar com o cabelo um pouco úmido, para controlar ainda mais o frizz”, finaliza Wanderley.