Coenzima Q10: para que serve e como usar?

A coenzima Q10 é um antioxidante poderoso e com ação anti-idade que pode transformar a sua pele. Amilton Macedo revela por que incluir na rotina!

Compartilhar:

A coenzima Q10, também conhecida como ubiquinona, é um potente antioxidante presente em todas as células humanas, sendo responsável pela produção de energia. Ela possui ação anti-idade, ou seja, é uma grande aliada no cuidado com a pele.

Quer entender como a coenzima Q10 age na sua pele e por que usar? O dermatologista e expert, Amilton Macedo, explica nesta matéria. Vem ver!

Afinal, o que é a Q1O?

Amilton revela que a Q10 é uma coenzima presente nas células do nosso corpo responsável pela produção de energia, porém, com o passar dos anos, a presença dessa substância nas células vai diminuindo, sendo necessário repor. “Ela também atua como antioxidante para eliminar os radicais livres dentro e fora das células, que são responsáveis por acelerar o envelhecimento. Hoje, essa coenzima é um potente suplemento para a pele com ação anti-idade”, explica.

Principais benefícios

A coenzima age retardando o envelhecimento precoce da pele. “Ao estimular a produção de colágeno, melhora a firmeza e elasticidade, ajuda na oxigenação das células, evitando o aparecimento de rugas, linhas de expressão e flacidez”, conta. Além disso, combate os radicais livres, um dos principais vilões do envelhecimento da pele.

Quem pode e como usar?

A boa notícia é que esse ativo funciona para todos os tipos de pele, a única exceção são pessoas que contam com sensibilidade a essa substância. “É importante a avaliação de um dermatologista para escolher a melhor opção para você”, alerta Amilton.

É possível encontrar a Q10 em várias formas: sérum, gel, creme, entre outros. A escolha depende muito do tipo de pele. Amilton recomenda o uso pela manhã associado a vitamina C, que previne os radicais livres, e em formulações noturnas, ajudando na recomposição da pele.

Cuidados necessários

“A Q10 é uma substância fácil de usar, pois não é fotossensível, então pode ser usada tanto durante o dia, quanto a noite, uma vez que não sofre interferência com a luz”, revela Amilton. Porém, é importante seguir as orientações do dermatologista para o uso correto de acordo com o seu tipo de pele.

- Por Aline Marchiori