Caspa no cabelo: saiba como se livrar dela
A caspa no cabelo também é uma questão por aí? Uma dermatologista explica quais produtos e hábitos podem solucionar o problema
19/08/2024
Para amenizar a caspa no cabelo, conversamos com uma dermatologista para entender de onde ela vem, como a temperatura da água influencia no aparecimento e quais os produtos podem cuidar do quadro. Confira algumas dicas:
Veja Mais
Caspa no cabelo: saiba como se livrar dela
Baixa umidade do ar, banhos quentes, pouca exposição ao sol e estresse são alguns fatores que pioram o surgimento da dermatite seborreica, mais conhecida como caspa.
A causa é o desequilíbrio da quantidade de fungos e bactérias no couro cabeludo que pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como o tempo frio, excesso de oleosidade e fatores emocionais.
@vichylaboratoires The power of Our Dercos Anti-Dandruff DS Shampoo? ✨100% visible dandruff eliminated from the first use*✨ @Agustina🤍 #Dercos #antidandruff #VichyLaboratoires #scalpcare #MEvDANDRUFF *Consumer test on 262 subjects after 2 weeks of regular use – Italy
Por que água quente dá caspa?
Preste atenção na temperatura do banho. A água quente remove excessivamente a oleosidade do couro cabeludo, o que provoca o efeito rebote e aumenta a produção de sebo nos fios.
“Prefira os banhos mornos ou, então, experimente lavar os cabelos fora do chuveiro usando água fria para evitar uma piora no quadro de dermatite seborreica”, completa.
O que fazer para tirar a caspa do cabelo?
É importante incluir o pré-shampoo em sua rotina de cuidados com o cabelo para ajudar na redução da caspa. Isso porque ele limpa profundamente, protege os fios e elimina as impurezas, preparando a região para absorver melhor os próximos passos do tratamento.
“O pré-shampoo ajuda diminuir o processo inflamatório no couro cabeludo e a manter o equilíbrio dos fios”, explica a dermatologista Thais Pepe.
De acordo com Thais Pepe, investir em shampoo anticaspa é fundamental, pois ele diminui o excesso de oleosidade do couro cabeludo e possui agentes antifúngicos.
“Quem sofre com o problema deve usar o shampoo, no máximo, três vezes por semana e deixá-lo agir de 3 a 5 minutos antes de enxaguar ou de acordo com recomendação médica”, ensina.