Cabelo brilhante: produtos e alimentos para reluzir

Quem quer cabelo que brilha precisa estar atenta a esse combo de produtos + alimentos que garantem fios tão saudáveis que refletem a luz!

Bons shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento, leave-ins e sprays de brilho ajudam bastante na hora de conquistar mais brilho para os seus fios. Mas os alimentos também podem ser grandes coadjuvantes na busca pelos fios perfeitos. A nutricionista Elaine de Pádua enumera alguns alimentos e compostos e explica as suas principais características para o tratamento dos cabelos.

Biotina

A biotina (levedo de cerveja) faz bem aos cabelos. “Ela acelera o crescimento dos fios”, fala a farmacêutica e bioquímica Marcela Buchaim. Segundo a nutri, a substância previne cabelos quebradiços já que estimula a biossíntese capilar.

“Ela pode restaurar os fios deixando-os sedosos, brilhantes e macios, principalmente em cabelos com déficit desta vitamina. Porém, a ingestão excessiva de álcool, café, ovos crus e antibióticos comprometem significativamente os níveis de biotina, bem como sua absorção pelo organismo”, alerta Elaine. Consuma uma colher de sopa de levedo por dia (cerca de 8mg/dia)!

Zinco

As castanhas, as amêndoas, os cereais integrais e o germe de trigo são ricos em zinco, elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento dos cabelos. “Um cardápio pobre nesse nutriente pode refletir na redução do mineral na fibra capilar.  Sua deficiência pode causar cabelos finos, quebradiços, sem brilho e avermelhados”, diz a nutricionista Elaine de Pádua.

Silício

O silício, que está presente na aveia, na sardinha e na cavalinha, estimula o crescimento dos cabelos, uma vez que auxilia no desenvolvimento das proteínas fibrosas. A deficiência de silício gera cabelos secos, fracos e quebradiços. “Outra boa função é na redução da formação de pontas duplas, já que as principais causas da desestruturação do colágeno é a sua diminuição”, explica a nutri. Ela recomenda uma colher de sopa de aveia todos os dias, ou um filé de peixe por semana. 

Água

Foi demonstrado em um estudo na revista americana Dermatology Clinic que o consumo de 120 gramas de proteína + dois copos de água diariamente evitam o ressecamento da cutícula (evitam que a cutícula capilar se abra), isso por conta do aumento da capacidade de retenção da água (hidratação do fio). “Cabelos sem brilho e ressecados indicam cutículas bastante danificadas devido a diminuição da quantidade de aminoácidos, então a sugestão é beber dois litros de água por dia”, finaliza Elaine.

- Por Karina Hollo