- Por Juliana Bortoletto

6 passos para acabar com a caspa

A caspa é um problema muito comum e que não tem cura, mas saber suas causas e como cuidar do couro cabeludo pode diminuir bastante sua incidência. Saiba como.

1. Bebida alcóolica

Atenção para o alerta da dermatologista Flávia Addor: uns bons drinques ajudam a relaxar, mas também interferem no funcionamento das glândulas sebáceas, fazendo com que aumentem a oleosidade – uma das principais causas da caspa. Portanto, meninas, menos margaritas.

2. Cabelo úmido

O couro cabeludo quente e úmido é o ambiente propício para a proliferação de fungos – outra das causas da caspa. Por isso, antes de dormir, seque o cabelo com secador para evitar a caspa. Cuidado com o jato direto na cabeça, pois o ar muito quente estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo, agravando o problema.

 

3. Água quente

Lavar o cabelo com frequência ajuda, e muito, a diminuir a caspa, pois evita a oleosidade excessiva. Porém, a alta temperatura estimula a produção de óleo e piora a descamação do couro cabeludo. O ideal é lavar a cabeça com água fria ou morna, ensina a Dra. Flávia Addor.

4. Tratamentos específicos

Pode parecer óbvio, mas o uso de formulações específicas é fundamental para manter a caspa sob controle. É que apenas esse tipo de produto contém princípios ativos como ciclopirox, piritionato de zinco, olamina, que combatem com eficácia todos os fungos causadores da caspa, explica a dermatologista.

5. Alimentação rica em gorduras

Alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares aumentam as chances de inflamações. Por isso, farinha branca, carne vermelha e doces devem ter consumo controlado. Stress, ansiedade, mudanças de temperatura e alterações hormonais também influenciam no aparecimento da caspa.

6. Químicas

Químicas em geral, como alisamentos e tinturas, irritam ainda mais o couro cabeludo. Como a caspa é um tipo de inflamação causada por um fungo, você só estará piorando o quadro. Seja forte, garota! Dê um tempo para seu organismo se restabelecer. Trate o problema e só depois volte à rotina da química.