- Por Karina Hollo

6 erros no tratamento da acne

Descubra o que não deve ser feito de jeito nenhum para se livrar das espinhas de uma vez!

 Ao combate

A luta contra a acne é uma das mais fortes que travamos na nossa rotina de beleza durante a adolescência – e muitas vezes até a vida adulta. Chega a superar as rugas! Mas será que, nessa guerra, você não está cometendo alguns erros que dificultam a eliminação das espinhas?

Conversamos com a dermatologista Ligia Kogos para descobrir os maiores erros cometidos em tratamentos de acne.

1. Lavar muito o rosto tem efeito rebote

O ideal é lavar de 2 a 3 vezes por dia. “Se isso for feito de forma exagerada, muitas vezes ao dia, você pode irritar a pele e até estimular mecanicamente as glândulas sebáceas”, diz Ligia. E aí, o resultado é mais oleosidade e mais espinhas.

2. Abusar de cremes piora a acne

“Se os produtos não forem recomendados por alguém que realmente entenda cientificamente de pele e os tenha planejado para o seu caso específico, pode haver piora decorrente de sobrecarga dos poros, obstrução, irritação aguda, além de efeitos colaterais de remédios por superdosagem, incompatibilidade entre eles e sensibilização”, alerta a dermato.

Há também a chamada “acne cosmética”, causada pelo uso inadequado de cremes.

3. O ativo que funcionou para a amiga… pode não funcionar para você

É importante um plano de tratamento individualizado, com acompanhamento de dermatologista e fórmulas com composições específicas para o tipo de pele e acne de cada um.

“Até porque, os ativos realmente muito eficientes são todos de prescrição médica, tanto os de uso local — como ácido retinóico, clindamicina, resorcina — como os importantes medicamentos via oral (minociclina e isotretinoina). O grau de acne, as características individuais e o estilo de vida determinam o caminho que o dermatologista seguirá”, explica Ligia.

4. Tratar a espinha superficialmente não é suficiente

É preciso eliminar os fatores determinantes da acne, para que a pele se estabilize e não haja sempre o risco iminente de uma espinha aparecer. “Acne é a erupção cutânea que se caracteriza pelo aparecimento de lesões inflamadas, com pus, oleosidade, cravos… E que podem deixar cicatrizes“, diz.

Os tratamentos devem atacar o problema em suas bases: normalizar a atividade das glândulas sebáceas, reduzindo a oleosidade, livrar a pele da inflamação e infecção, desobstruir e refinar os poros eliminando cravos e microcistos e aplainar as cicatrizes de acne que já existem.

5. Usar receitas caseiras é perigoso

“Não há porque usar, atualmente, qualquer produto caseiro, até porque no passado eles nunca funcionaram para acne. Por isso tantas pessoas tinham o rosto marcado. Mesmo nos casos leves de acne grau I, é melhor comprar um bom sabonete que controle cravos e oleosidade à base de ácido salicílico e enxofre, que é barato e simples de usar, do que arriscar-se em pastas e máscaras trabalhosas que não resolvem o caso”, diz a dermatologista.

A frequência de uso dos produtos é fator essencial. Ao lado disso há o grande risco de sensibilização e alergias. Algumas frutas, por exemplo, causam fitodermatoses, que podem hiperpigmentar, causar bolhas e irritações semelhantes a queimaduras!

6. Esperar até que a acne inflame, crie pus e deixe cicatrizes é um erro

“Aos primeiros sinais de oleosidade excessiva e presença de cravos, deve-se começar o tratamento: sabonetes à base de sulfacetamida sódica, ácido salicílico e enxofre; loções adstringentes com ácido salicílico e ou ácido glicólico e limpezas de pele, em que os cravos pretos e os microcistos brancos fechados são retirados, para que não se transformem em espinhas“, orienta Ligia.

(infográfico)

Acne abaixo de zero

Conheça os produtos que te ajudam durante a rotina a acabar com as espinhas

1) Sabonete Facial Granado (https://www.belezanaweb.com.br/granado-tratamento-enxofre-sabonete-em-barra-facial-90g/)

2) Tratamento para Acne Clinique (https://www.belezanaweb.com.br/clinique-anti-blemish-solutions-clinical-clearing-tratamento-para-acne-30ml/)

3) Tônico Matificante Lâncome (https://www.belezanaweb.com.br/lancome-pure-focus-tonico-matificante-200ml?q=matificante)