- Por Karina Hollo

5 perguntas sobre hidratante facial

Quer tirar o máximo desse cosmético tão básico? A gente ensina a fazer valer seu investimento.

Cuidado básico

O hidratante facial é primeiro passo para uma pele sempre jovem e sem rugas (conheça os 6 sinais do envelhecimento precoce). E não, ninguém pode deixar de usar – nem quem tem pele oleosa e reclama de brilho extra. Os segredos para usar bem seu hidratante facial, você descobre a seguir.

 

1. Qual a quantidade correta?

“A quantidade sempre é a suficiente para espalhar uniformemente o hidratante por toda a face, sem faltar e nem sobrar!”, fala a dermatologista Cláudia Magalhães.

2. O melhor é aplicar o sérum antes?

“O ideal é aplicar primeiro o sérum e logo após o hidratante facial. Se esse não tiver nenhum fator de proteção solar (FPS), então o filtro solar deve ser o terceiro produto a ser colocado”, diz a médica.

3. Qual a hora certa de aplicar?

“Passe o hidratante facial logo após o banho – geralmente duas vezes ao dia — com o rosto limpo, mas sempre umedecido.” Assim, ele vai ser melhor absorvido.

4. Como achar a fórmula ideal?

É preciso encontrar o produto específico para seu tipo de pele (veja como descobrir seu tipo de pele): seca, normal, mista, oleosa, com acne, sensível ou até mesmo uma combinação dessas opções.

 

5. Precisa passar no colo e pescoço também?

“O colo e pescoço podem e devem sempre ser tratados – e não somente o rosto. Muitas vezes, o produto facial é indicado também para essas duas áreas. No entanto, na maioria dos casos, é muito melhor usar produtos específicos – inclusive de acordo com as alterações presentes nessas regiões.”