5 erros na hora de secar o cabelo

Usar o secador do jeito errado pode transformar seu cabelo numa bola de frizz. Aprenda a evitar as ciladas.

São tantos os conselhos de beleza que às vezes pinta aquela dúvida… O que realmente está certo? A gente já sabe que banho quente acaba com a hidratação da pele, que base sobre a pele seca vai ressaltar ruguinhas, que combinar sombra com a cor da roupa não rola… Mas quando se trata de cabelo, todo cuidado é pouco. Confira vacilos comuns que você deve evitar na hora de secar o cabelo.

1 Toalha, pode?

Enrolar o cabelo na toalha na hora de sair do box é quase instintivo, mas se você está planejando fazer uma escova em seguida, melhor repensar. “Não tem problema usar a toalha de algodão para tirar a umidade do cabelo, já que ela tem o poder maior de absorção do que uma camiseta, por exemplo. Mas tem que ser de algodão! Detalhe: tem que saber manusear. O importante é não friccionar a toalha no cabelo ou esfregar uma mecha na outra. Tem que pegar a mecha e apertar na toalha. Quem tem os fios cacheados, se for deixar o cabelo secar naturalmente, é melhor usar o papel toalha, apertando os fios”, fala Ulisses.

   2  Produto BFF

Quem não abre mão do secador, tem que ter em casa um protetor térmico e aplicar antes da secagem. “Você é do tipo que ama o cabelo liso e chapado? Pode investir no protetor térmico com ação defrizante”, diz Ulisses. “Para as mulheres com fios finos ou que estão fazendo um penteado mais elaborado, indico borrifar volumador na raiz, usar a escova redonda e secar levantando essa raiz”, continua.

3  Sem brincadeira

Depois dos fios secos, evite ficar passando as mãos nos fios, pois pode aumentar a oleosidade no couro cabeludo e deixá-los sujos. “Também não é aconselhável a pentear com uma escova, ela vai deixar os fios armados e com frizz. O ideal é borrifar um anti-frizz enquanto seca com secador. Durante o dia, tenha na bolsa um óleo ou um leave-in para ajeitar o cabelo e minimizar os fios arrepiados”, aconselha o hair stylist.

  4  De olho no estilo

Quem quer uma escova de arrasar precisa modelar o cabelo. Vale aplicar um definidor de cachos e torcer o cabelo ainda úmido em um coque. Isso vai soltar as ondas. Quando ele estiver completamente seco, solte e passe um pente de dentes largos para ter cachos largos. Outra opção é fazer duas tranças soltas enquanto seca os fios. O resultado, depois de seco, serão ondas lindas!

5   Na hora de dormir

Esse não é o melhor momento para você lavar o cabelo, mesmo que vá secar depois (até porque, dormir com os fios molhados é pecado capital de acordo com os dermatologistas!). Quando coloca a cabeça no travesseiro, a maioria de nós embaraça os fios. E o resultado, de manhã, não vai ser o melhor de todos… “O problema de dormir com os fios úmidos não é só embaraçar, mas sim a forma que eles tomam.

Se você dorme com os fios enrolados ou em um coque, ele vai ficar ondulado. Se você deixa o cabelo de qualquer jeito, ele amassa e não dá pra sair de casa com um cabelo amassado!”, observa Ulisses. Por isso, se você lavou o cabelo antes de dormir, invista em produtos de tratamento noturno e acomode bem as madeixas em um elástico mais soltinho, formando um coque no topo.

- Por Karina Hollo