Tônico facial para cada tipo de pele

Você tem dúvidas na hora de escolher o tônico facial para o seu tipo de pele? O dermatologista Amilton Macedo ajuda!

O tônico facial é etapa essencial na rotina de cuidados para a pele. Além de ajudar na higienização, ele também equilibra o pH do rosto. Cada tipo de pele possui uma necessidade, por isso, é interessante que o tônico contenha ativos que vão dar um up nos cuidados faciais.

Para ajudá-la a escolher o tônico facial ideal, o dermatologista e expert, Amilton Macedo, revela a melhor escolha para cada tipo de pele.

Por que usar o tônico facial?

O tônico ajuda a normalizar o pH da pele e também dá um up na higienização. “Ele elimina os resíduos que o sabonete não consegue retirar, como os de maquiagem e filtro solar. Por ter uma composição à base de água, a limpeza é profunda e não agride a pele, sem estimular a produção de sebo”, explica Amilton.

O expert revela que com essa higienização, os poros são desobstruídos, evitando riscos de infecção, cravos e espinhas.

Escolha certa

O mercado oferece inúmeros tônicos faciais, cada um para uma necessidade específica. “Na hora de escolher o produto é preciso primeiro descobrir qual o seu tipo de pele e quais as necessidades dela para, depois, adquirir o seu. Consulte o seu dermatologista e ele indicará o ideal para você”, indica Amilton.

Para ajudá-la a escolher o seu, o expert revela quais ativos são interessantes para cada tipo de pele.

Oleosa: “prefira tônicos secativos que apresentem em sua composição ativos como o ácido Lactobiônico e Niacinamida, que auxiliam no controle da oleosidade e possuem uma ação secativa, minimizando inflamações, prevenindo manchas causadas pela acne inflamatória e acelerando os processos cicatrizantes”, conta.

Sensível: “opte por tônicos sem álcool, fragrâncias e corantes, minimizando possíveis irritações. Ele deve ter ativos para suavizar a pele, reequilibrar o pH e mantê-la hidratada. Tônicos com extrato de calêndula, por exemplo, são uma ótima opção, pois possuem ação anti-inflamatória, calmante, antisséptica e regeneradora da derme e epiderme”, explica.

Normal: “fuja de tônicos a base de álcool para evitar a irritação do rosto. Para quem procura um tônico com poder iluminador e antioxidante, a Vitamina C é o ativo do momento”, indica.

Mãos x algodão

Há quem prefira aplicar os tônicos com o algodão e outros com as mãos. Mas, afinal, qual é a melhor maneira? Amilton revela que com algodão você consegue uma aplicação mais uniforme. “Com a mão você acaba aplicando uma quantidade maior em um lugar e no outro não”, explica.

- Por Aline Marchiori