solucao-de-beleza patricia-nakahodo 2016-03-14 cuidados-para-pele materia Como evitar a flacidez facial A lei da gravidade não perdoa, mas há formas de driblá-la. E mais, com pouco esforço! https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/como-evitar-flacidez-facial/materia_bg_1.jpg

"O lifting é uma cirurgia onde tanto a pele como as demais estruturas faciais são reposicionadas, ou seja, tenta-se colocá-las no local de origem", explica a dermato Patricia Nakahodo.

Balança mas não cai

Verdade que a flacidez é só um dos contribuintes para o processo de envelhecimento. Mas você não precisa esperar muito para ela começar a incomodar. "Em torno dos 20 anos já é possível notar os efeitos da gravidade e destruição das fibras elásticas e colágenas", fala Patricia. "Dizemos que 80% do envelhecimento natural tem relação com os danos do sol, mas há contribuição de outros fatores, externos, como cigarro, álcool, além de fatores genéticos."

Pele desidratada cai antes

"Pele desidratada pelos efeitos da radiação solar, por exemplo, sofre um desgaste das fibras colágenas e elásticas e acaba sendo mais flácida e menos firme por conta disso", avisa a dermato.

Estratégia de combate

O primeiro passo é colocar na rotina o uso de protetores solares contra os raios UVA e UVB. "Hábitos saudáveis de vida também são uma ótima forma de prevenir a flacidez", diz Patricia. Na dermatologia, há um arsenal cada vez mais efetivo para o tratamento do envelhecimento cutâneo. "Desde o uso de produtos em casa, até aplicações, em consultório, de preenchedores cada vez mais sofisticados, toxina botulínica, laser e luz pulsada, além de diversos tipos de peelings", continua a expert.

Up, up, up!

Boas notícias: "Na maioria dos casos, o contato e interação com a pele é que vai determinar a ação do creme, não havendo necessidade de movimentos específicos para aplicação, a não ser que o produto seja indicado para massagens". Não tem mesmo desculpa de preguiça na hora de passar, combinado?

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS