Perfumes importados de inverno

Perfumes importados de inverno: a temporada dos casacos, tricôs, queijos e vinhos já começou. Vem ver quais fragrâncias vão bem quando a temperatura baixa.



O tempo pede

Se durante o verão a tendência é procurar aromas mais frescos para se sentir leve, as baixas temperaturas são perfeitas para perfumes com um toque mais aconchegante ocuparem sua prateleira. Quer saber como escolher? Imagine-se debaixo de uma coberta bem quentinha, acompanhada de um chocolate quente ao conhaque e o namorado. Ou então, aquele vestido de veludo poderoso, com uma estola macia de cashmere e um batom vinho.

Se você quer saber qual a fragrância ideal para esses momentos, o perfumista Isaac Sinclair conta: “As que são de família olfativa floriental (floral + oriental), amadeirada e oriental certamente são mais quentes. Acordes ambarados ou gourmands, bem como ingredientes como a vanilla e madeiras quentes como o sândalo proporcionam essa sensação”.



Dose certa

Esses perfumes são mais encorpados e intensos, por isso normalmente são associados ao frio. Além disso, eles também permanecem por mais tempo na pele. “Por serem menos voláteis, fixam melhor e demoram mais a evaporar”, diz Isaac.

Porém, já que são aromas mais poderosos, o expert recomenda cuidado na hora de aplicar para não exagerar e acabar sufocando quem está por perto. “Durante o dia, uma borrifada nos pulsos, uma no colo e outra no pescoço deve ser o suficiente”, diz ele. Aí, ao anoitecer, você pode aplicar um pouco mais.



Jardim de Inverno

Algumas flores têm uma fragrância mais envolvente e intensa que outras. Para saber quais vão bem com seu look invernal, Sinclair fala:

“As flores brancas dão uma sensação mais cremosa e opulenta aos perfumes. As principais delas seriam o jasmim, a angélica e o ylang-ylang, por exemplo”. Extremamente femininas, elas dão um charme especial à produção.



Apimentada

As fragrâncias com acordes derivados de especiarias são tradicionais. E se as pimentas são ótimas para aquecer sabores, em perfumes elas podem seguir uma lógica similar – desde que o tempero seja certo.

“Orientais especiados são uma boa combinação. Porém, existem dois tipos de especiarias, as quentes e as frias. Cravo, canela e cominho seriam exemplos das que dão uma sensação mais aconchegante”, diz o perfumista. Já o coentro e o cardamomo seriam exemplos mais frescos.



Cheiro chic

Chipre é uma família olfativa que se refere aos perfumes que são construídos a partir dos acordes de musgo de carvalho, patchouli e bergamota. Ela surgiu em 1917 com a criação do perfume Coty Chypre.

A combinação deu tão certo que inúmeras fragrâncias nasceram com essa pegada. Elas também são uma boa pedida para o inverno. “Com estruturas mais sofisticadas, são recomendadas para a noite e o frio, momentos que pedem mais sofisticação”, afirma Isaac.