Pele linda aos 60

continua nosso especial de reportagem sobre pele linda em todas as idades e nesta edição: pele linda aos 60 anos.

imagem 1

Luci Bernardino, 58 anos, designer de interiores

Minha mãe tinha a pele muito boa. Eu nunca tomei muito sol no rosto, mas o corpo tem algumas manchinhas (na adolescência, a gente passava tudo antes de tomar sol, até Coca-Cola!). Cuido da alimentação (capricho nas frutas, verduras e tomo vitaminas) e frequento o consultório da mesma dermatologista, a dra. Ligia Kogos, desde os 30 anos.”

imagem 2

Cuidados diários

Lavo o rosto todos os dias com sabonete próprio, uso sérum anti-idade, creme para a região dos olhos e um hidratante poderoso com FPS 30. À noite, demaquilante bifásico, tônico suave, e cremes manipulados nutritivos e com ácido retinoico. Faço peeling a cada seis meses, aplico Botox eventualmente. Quem cuida da pele deixa a cirurgia plástica para mais tarde.”

montagem 1

imagem 3

Ligia Kogos, dermatologista

As preocupações se acentuam em torno das alterações progressivas como: flacidez, rugas e palidez pela diminuição da irrigação sanguínea. A pele se torna fina e áspera, a gordura começa a se distribuir irregularmente, acumulando-se mais em determinados pontos como abdômen, cintura, a pigmentação se torna irregular, o volume do cabelo diminui.”

imagem 4

A falta que fazem os hormônios estrogênicos, após a menopausa, se faz sentir. Se não há reposição hormonal, diminui muito a elasticidade da pele, por causa da queda dos níveis de colágeno. O rosto se torna flácido, mais “molinho“, inicialmente em braços, pescoço, laterais do rosto. Aparece ressecamento em pernas e braços, resistentes aos hidratantes comuns.”

montagem 2

imagem 5

Ataque certeiro

Começam a ser visíveis rugas em volta da boca e o rosto pode adquirir expressão abatida, pela pequena queda das bochechas, acentuando os sulcos entre o nariz e os cantos da boca. Reserve uma noite por mês para uso de ácidos renovadores, hormônios (estradiol), estimuladores e colágeno (glycans) para reverter os danos, clarear manchas e apagar rugas.”