O que as rugas dizem sobre você
Desvendamos o que as suas linhas de expressão denunciam sobre você.
18/09/2015
Traços na testa
Em 2012, a Organização Mundial de Saúde divulgou dados dizendo que os brasileiros eram a segunda população mais estressada do mundo. Três entre dez pessoas mostravam sintomas de esgotamento no trabalho. Esses índices se refletem de diversas formas, inclusive na testa. “Rugas nessa região do rosto são muito comuns e estão associadas a quem franze muito a pele do local”, fala a dermatologista Carmem Durazzo. Assim, as preocupadas, ansiosas e estressadas acabam tendo maior tendência a essas linhas. Para a médica, a melhor forma de tratamento estético é a toxina botulínica, já que ela ajuda a paralizar a musculatura. Já quanto a produtos cosméticos, ela afirma: “Os ácidos retinóico e retinol adapleno ainda são os melhores para atenuar e evitar as rugas finas. O ácido hialurônico tópico é só um hidratante e não tem atuação poderosa contra as rugas”. Para ficar mais zen, também vale frequentar a yoga e meditar!
Veja Mais

Veja Mais: Melora C Max Espuma – Anti-Idade
Pés de galinha
Outras rugas bem comuns são aquelas ao redor dos olhos, chamadas de pés de galinha. “Elas podem ser causadas por problemas de visão ou pelo simples movimento de sorrir e dar risada. Quem tem olhos claros e, consequentemente, maior sensibilidade à claridade, também costuma enrugar mais a pele dessa região”, diz a expert. Assim, a primeira dica é o uso dos óculos de sol, ou a visita a um oftalmologista. Ela explica que a pele ao redor dos olhos é mais sensível e pobre em glândulas sebáceas, por isso tende a ser ressecada, o que acelera o aparecimento das rugas. Só que, nessa região, ao contrário do restante do rosto, deve-se evitar o uso do ácido e sim, utilizar antioxidantes como vitamina C e produtos para melhorar olheiras com heyaxel, hyaloligo, e hidratantes. “Outras soluções seriam a toxina botulínica, preenchimento e laser. Eles são ótimos para a área quando associados e não afetam a visão (que deve ser protegida nas sessões de laser)”, complementa.
Código de barras
Todo mundo já está cansado de saber que fumar faz um mal danado à saúde. Além de todos os problemas cardíacos e respiratórios que pode causar, também afeta a pele, tornando-a mais vulnerável a rugas, opacidade e flacidez. Mas, além disso, pode causar rugas de forma direta. Aquelas que se formam ao redor dos lábios, na vertical, são conhecidas pelo apelido de “código de barras”. Segundo a médica, tais marcas são geralmente associadas a fumantes, já que costumam ter o movimento repetitivo de prender o cigarro na boca. “Nesses casos, o melhor tratamento seria a combinação de laser e preenchimento. Porém, esse último deve ser bem fino e ruga a ruga para que o resultado seja natural e discreto”, diz Carmem.
Rugas felizes
Outra ruga que costuma se formar é o famoso bigode chinês – aqueles vincos que normalmente vão das laterais do nariz até os cantos da boca. Apesar de não serem bonitos, eles se formam por um bom motivo. Quando sorrimos e damos risada, é essa região que forma marcas. Em outras palavras, ter essas linhas é sinal de que você vive bons momentos, cheios de felicidade! Em contrapartida, também podem existir outras razões. “É possível que alguns tipos de arcada dentária tenham mais tendência a essas linhas. Como são bem profundas, há a necessidade de tratá-las de uma forma diferente, ou seja, não só a ruga em si, mas todo o contorno do rosto para que dê suporte e equilíbrio à face”, fala a dermato. Assim, a médica sugere o preenchimento em dois níveis: um mais profundo, para dar base e, então, outro mais superficial.
Linhas de sono
Uma boa noite de sono é essencial para uma pele cheia de vida – é durante as horas de descanso que ela se regenera do que sofreu durante o dia. No entanto, não basta pregar os olhos, é necessário também tomar cuidado para não repousar amassando o rosto no travesseiro. “A maneira de dormir afeta a formação das rugas. Pessoas que dormem ‘enfiadas’ com o rosto no travesseiro formam as linhas, acordando todos os dias com o rosto marcado. A melhor forma de dormir é com a face para cima. Existem travesseiros que se moldam. São feitos, justamente, para evitar estes tipos de rugas”, fala Durazzo.