História do batom: 9 curiosidades que você precisa saber
Mais do que um item de make, um pedaço da história! Confira 9 fatos sobre a história do batom que todo beauty lover adoraria saber
29/07/2022
Certamente, ele foi um dos seus primeiros produtos de beleza, e quando falamos em maquiagem não há como não lembrar dele: o batom. De símbolo da revolução feminina a seu melhor amigo para a autoestima, aqui, a beauty artist e treinadora de maquiagem Nina Bueno lista 9 curiosidades que você precisa saber sobre a história do batom. Confira:
Veja Mais
9 curiosidades sobre a história do batom
1 – Toxic!
Nos tempos antigos, o efeito de coloração nos lábios provinha de plantas, animais e minérios, como o açafrão, insetos triturados e mercúrio. Em muitos casos, por conta de algumas destas substâncias serem tóxicas, o uso excessivo destes produtos causava envenenamento.
2 – Batom em bala? O que é isso?
O formato de batom mais tradicional atualmente, em bala, surgiu apenas em 1915. Antes, ele era apresentado em formato de pó colorido, que se umedecia com algo mais emoliente, como gordura animal, e cremoso, sendo aplicado com dedos ou pincéis.
Muitas vezes, o produto era multifuncional, aplicado como blush e batom, e essa dica de ouro a gente carrega até hoje, não é mesmo?!
3 – As primeiras influenciadoras de beleza
Durante o período da renascença, devido à influência da igreja, o uso de maquiagem, principalmente do batom vermelho, foi limitado a prostitutas e atrizes.
No entanto, pela influência de figuras mais vaidosas na realeza, como Maria Antonieta e Elizabeth I, uma leve maquiagem passou a ser mais aceita na sociedade, mas muito limitada ao tom de rosa pálido nas bochechas e nos lábios.

O uso do batom já foi considerado imoral pela igreja
4 – Vermelho revolucionário
No início do século 20, o batom vermelho foi um verdadeiro símbolo do movimento feminista, iniciando pelo seu uso nas campanhas de direito ao voto das mulheres, realizadas em 1912.
5 – Melhor amigo da autoestima
Já na segunda guerra mundial, o batom vermelho se tornou um item essencial para as mulheres, que eram estimuladas a se maquiar para se sentirem mais bonitas, mesmo em tempos difíceis.
6 – Unhas & Make
Em 1940, Charles Revson, criador da marca Revlon, alcançou o sucesso com sua marca ao lançar uma icônica coleção de batons que combinavam com seus esmaltes, intitulada Fogo e Gelo.

O batom vermelho foi símbolo de movimentos feministas
7 – “Gostinho” de quê?
Sabe quando você aplica o batom e vem um “gostinho” na boca? Pois bem! Os primeiros batons “saborizados” foram criados em 1964 pela marca Cutex.
8 – Mudanças e mais mudanças
Inicialmente, os batons eram feitos com óleos, ceras e pigmentos, mas com a influência da indústria médica nos cosméticos, no meio do século 20, o silicone se tornou um componente essencial, proporcionando longa-duração e conforto, além da pigmentação.
9 – Reage, passa um batom!
Existe um movimento no mercado chamado “Efeito Batom”, em que foi constatado que as vendas deste produto sempre aumentam durante tempos de crise. Acredita-se que isso acontece pois, além do batom ter um preço mais acessível, ele causa um impacto visual mais intenso.
Curtiu as curiosidades? Seja líquido ou em bala, matte ou cremoso, clique aqui e escolha o seu batom favorito 💜

Os batons passaram por muitas mudanças até chegar no formato que conhecemos hoje