- Por Karina Hollo

Hidratante ou sérum: qual o melhor?

Na dúvida se pode substituir seu hidratante facial por um sérum? A gente responde

Vários cuidados com a pele são simples: os produtos de limpeza limpam, os hidratantes hidratam e assim por diante. Mas e os séruns? Eles podem ser à base de água, às vezes de um óleo… E geralmente entregam ingredientes ativos altamente concentrados.

Cada um, cada um

“O sérum não oclui a pele como o creme hidratante”, fala a dermatologista Apolônia Salles. “Ele tem absorção mais rápida e geralmente substâncias mais concentradas”, explica.

Sérum é poder

O sérum até pode hidratar, sim. “Mas é mais indicado pra pele oleosa ou mista porque é mais leve e tem melhor absorção.” Alguns séruns ajudam a clarear manchas, suavizam o aparecimento de rugas ou oferecem benefícios antioxidantes. E o que é melhor: “Eles podem ser combinados de acordo com a sua necessidade e aplicados antes de seu anti-idade.”

O jeito certo de aplicar

“Os séruns podem ser aplicados de manhã e à noite, sendo mais importante à noite, e sempre devem ser passados antes dos cremes”, ensina Apolônia. “Nas peles mais ressecadas, é indicado o uso do hidratante depois do sérum, pois o creme hidratante faz uma hidratação melhor.”

Aquele plus!

No final do dia, se você quiser ver resultados reais, faça o seguinte: lave o rosto. Seque o rosto delicadamente – esfregar demais pode causar rugas e irritação. E enquanto sua pele ainda está um pouco úmida, pouco antes de hidratar, aplique algumas gotas de sérum.