A ordem certa dos cosméticos

Siga nossas dicas para não exagerar, nem deixar faltar

Você sabia que, se aplicados na ordem errada, os cosméticos podem perder seu efeito? A dermatologista Dra. Thais Pepe explica: após a limpeza, esfoliação e tonificação, a pele está pronta para receber o cosmético e, quanto mais fluido o veículo é, maior a sua capacidade de concentração de princípios ativos. Ou seja, melhor seu resultado! Quer aprender?

1. Comece com leveza

Os soros ou séruns, os produtos mais leves, são os primeiros. O motivo? Eles fornecem ativos com mais eficácia. Vale escolher dois ou três que tratem cada uma de suas preocupações: fórmulas com peptídeos para rugas, ácido salicílico para pele oleosa ou aloe para a vermelhidão.

2. Adicione um antioxidante

A vitamina C é um ingrediente que todo tipo de pele precisa. Ela ilumina, protege contra danos do sol e promove a produção de colágeno. Entre um e outro, faça uma pausa para eles agirem! Ou seja: aplique o primeiro, vá tomar café; passe o segundo, vá escovar os dentes…

3. Sele

O hidratante é fundamental porque, além de sua função básica, que é hidratar a pele, ela também sela os soros e dá um aspecto mais viçoso. Por isso, nada de pular esta etapa, achando que o sérum levinho é suficiente.

4. Adicione um óleo

Em pequenas doses, os óleos tornam a pele radiante. Aplique em áreas secas do rosto após cremes – como regra, os óleos podem penetrar hidratantes, mas não vice-versa. Se já usar dois séruns, evite: a pele pode ficar oleosa demais.

5. Não esqueça da proteção

O protetor solar é o último passo da manhã não só pela proteção, mas porque sua fórmula impede que os outros ingredientes penetrem na pele.

6. A saideira

À noite, terminar sua rotina com um retinóide faz você parecer muito mais jovem. Pode ser sobre um soro e um hidratante, que ajuda o retinol a penetrar melhor com menos irritação.

7. Pele sensível?

Se a sua pele sensível fica vermelha só de pensar em anti-idade com ácidos, experimente aplicar um hidratante simples sem perfume primeiro antes de tudo – e depois os séruns por cima. É certo que o creme reduzirá a potência dos cosméticos, mas também a irritação.

 

- Por Karina Hollo